Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Projeto Laços de Leitura engaja alunos e famílias e fortalece aprendizagem na Escola Municipal São Cristóvão

Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti

Com o propósito de aperfeiçoar a fluência leitora e o nível de interpretação de texto dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como fortalecer a participação da família nas atividades escolares, a Escola Municipal São Cristóvão desenvolve, ao longo do ano, o Projeto Laços de Leitura, com incentivo da Secretaria de Educação. Por meio dessa iniciativa, uma vez na semana, um responsável vai até a escola para realizar a audiência de leitura com todos os alunos da turma do filho.

“A partir do Projeto, já conseguimos perceber avanços na aprendizagem dos alunos, como a evolução na fluência leitora, na entonação e na compreensão dos textos. Quando um aluno vê o pai de um colega participando, chega em casa e pergunta aos pais: ‘Quando vocês vão à minha escola para a audiência de leitura?’. Essa participação da família é fundamental, pois faz com que os alunos se sintam valorizados e entendam que a leitura também tem uma função social. Além disso, essa é uma oportunidade de aproximar a família da escola e mostrar o trabalho que desenvolvemos com as crianças”, destacou a coordenadora pedagógica, Silvana Santos. 

Na audiência de leitura, utilizando o material previamente preparado pelos professores, cada aluno da turma lê um texto em voz alta e responde às questões de interpretação. Em seguida, os pais participantes observam e avaliam o nível de fluência e de compreensão leitora das crianças, identificando avanços ou possíveis dificuldades.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“A educação não é apenas um dever da escola. Os professores cumprem a parte pedagógica, mas nós, pais, também precisamos compreender e participar das ações escolares. A Escola São Cristóvão tem essa dinâmica de envolver as famílias, e eu e minha esposa já participamos de outras atividades. No Projeto Laços de Leitura, percebo que essa participação desperta nos alunos maior interesse pelos estudos. Hoje, meus filhos têm sete anos e já apresentam bons resultados graças a essa proximidade”, declarou Tiago Luckmann, pai dos gêmeos Gustavo e Benício e participante do projeto. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“Eu costumo dizer que tudo começa com a participação da família na escola — esse é o ponto mais importante. As crianças ficam entusiasmadas ao receber os pais, e essa alegria favorece a aprendizagem. Além disso, cada pai tem sua própria maneira de ouvir e ensinar, o que também contribui para o processo, já que cada criança aprende de uma forma”, ressaltou Tânia Berton, mãe do aluno Henrique e participante do projeto. 

O estudante Henrique Berton conta que, a partir do projeto, está lendo cada vez melhor. “Eu acho muito boa a participação dos pais, porque alguns dos meus colegas já sabem ler um pouco melhor do que eu, mas quando os meus pais vêm, consigo ler melhor”.

(Foto: )

A iniciativa da Escola Municipal São Cristóvão evidencia o empenho da rede municipal de Educação em oferecer um ensino de qualidade e mostra que, quando família e escola caminham juntas, os resultados na aprendizagem e na formação das crianças são ainda mais significativos.

Sair da versão mobile