Próximo à mudança no modelo de acesso ao PJe, TJMT disponibiliza manuais e número que dará suporte à advocacia

0
9

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) informa que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) disponibilizará suporte técnico para auxiliar a advocacia na transição do acesso ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), que passa a exigir autenticação em duas etapas a partir de 3 de novembro, quando o número (65) 3617-3909 estará disponível para orientações sobre a implementação da nova medida.

A mudança atende determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela Portaria nº 140/2024 e objetiva aumentar a segurança do sistema contra ameaças cibernéticas. O Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) passará a funcionar por meio de código temporário gerado por aplicativos autenticadores instalados nos smartphones dos usuários.

Antes da mudança, advogados e demais usuários devem atualizar o endereço de e-mail junto ao TJMT através da plataforma, disponível no portal institucional. Clique aqui

A atualização é essencial para receber as instruções de configuração.

Para garantir acesso contínuo ao PJe a partir de 3 de novembro, os profissionais precisarão instalar um dos aplicativos autenticadores compatíveis: Gov.br (nível Ouro), Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou FreeOTP. Os aplicativos estão disponíveis em Google Play e App Store.

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do TJMT disponibilizou manuais específicos para instalação e configuração dos autenticadores. Os documentos, incluindo guia para o Gov.br, estão acessíveis na página de ajuda MFA do tribunal.

Página de Ajuda MFA – TJMT

Acesso aqui

Manuais disponíveis:

Manual 2 FA PJe TJMT – GOVBR  

Manual 2 FA PJe TJMT – Autenticadores  

Como vai funcionar na prática

O acesso ao PJe passa a contar com as seguintes opções de autenticação por meio de autenticadores disponíveis na Google Play e na App Store:

– Gov.br (nível Ouro) com verificação em duas etapas ativada

– Código temporário gerado por aplicativos autenticadores (como Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou FreeOTP)

Esses métodos podem ser utilizados de forma simples e segura, de acordo com as preferências e o nível de segurança cadastrado nessas ferramentas autenticadoras.

Leia também: A partir de 3 de novembro, Judiciário exigirá autenticação em duas etapas para acessar PJe e serviços digitais

Fonte: Keka Werneck | (Com informações do TJMT)