O secretário de Segurança Pública e Trânsito de Sinop, coronel Wesney Sodré, visitou Lucas do Rio Verde nesta quarta-feira (29) para conhecer de perto a estrutura da Guarda Civil Municipal Armada, considerada referência no estado de Mato Grosso. A comitiva foi recebida pelo prefeito em exercício, Joci Piccini, no Paço Municipal, acompanhado do presidente do Legislativo Municipal, vereador Airton Callai e do secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha.
Durante o encontro, o secretário, Cel. Marcos Cunha destacou o papel de destaque de Lucas do Rio Verde na segurança pública.
“A nossa Guarda Civil é hoje uma referência no estado. Recebemos o coronel Sodré e sua equipe para apresentar toda a estrutura organizacional da nossa Guarda, tanto administrativa quanto operacional. Eles vão conhecer programas importantes como a Patrulha Maria da Penha, o Projeto ROPE (Ronda Ostensiva Preventiva Escolar) e o sistema de videomonitoramento do CIOSP. Nosso objetivo é compartilhar essa experiência bem-sucedida para que possa contribuir na implantação da guarda armada em Sinop”, afirmou o secretário.
O coronel Wesney Sodré elogiou a gestão municipal e ressaltou que a visita busca fortalecer o intercâmbio de boas práticas entre os municípios.
“Agradeço a recepção do coronel Cunha e do prefeito em exercício, Joci Piccini. Lucas do Rio Verde tem se destacado em várias áreas, e na segurança pública não é diferente. Estamos aqui para conhecer os procedimentos adotados pela instituição e levar esse conhecimento para aplicar em Sinop. Nosso município já está no processo de implantação da Guarda Armada — a empresa responsável pelo curso já foi contratada e estamos aguardando a homologação pela Polícia Federal. Além disso, estamos construindo a primeira sede própria da Guarda, com quase mil metros quadrados, e planejando um novo concurso para ampliar o efetivo, acompanhando o crescimento da cidade”, explicou o secretário de Sinop.
Lucas do Rio Verde é pioneira em Mato Grosso ao implantar a primeira Guarda Civil Municipal Armada com autorização da Polícia Federal. Após intensos treinamentos e capacitações, a corporação passou a atuar integrada às forças de segurança em 2023, com a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica com a PF.
Com 64 guardas civis e equipamentos modernos – como pistolas PT92, carabinas CT9 e espingardas calibre 12 –, a Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde tem se destacado pelo impacto positivo na segurança da população, consolidando o município como modelo em gestão e inovação na segurança pública municipal.
Também participaram da visita os guardas municipais de Sinop, o comandante Campagnaro, o subcomandante Cruz e Ralph Figueiredo.
