Saúde da Mulher em Foco reforça a importância do autocuidado e da prevenção em evento realizado em Lucas do Rio Verde

0
13
Assessoria

O espaço de convivência da OAB em Lucas do Rio Verde se transformou, nesta segunda-feira (27), em um ambiente de acolhimento, aprendizado e inspiração. O evento “Saúde da Mulher em Foco”, realizado pela OAB Lucas do Rio Verde / Tapurah / Itanhangá, promoveu uma roda de palestras dedicada à conscientização sobre a saúde feminina, com foco na prevenção do câncer, no autocuidado e na importância do diagnóstico precoce.

A programação integrou as ações do Outubro Rosa, movimento mundial que reforça a necessidade de atenção à saúde da mulher, especialmente na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A noite reuniu autoridades, representantes de entidades, profissionais da saúde e dezenas de convidadas que participaram ativamente das discussões, num ambiente preparado para proporcionar conforto e acolhimento, com café de recepção, flores e até aromaterapia.

Entre as palestrantes estiveram Micheli Crema, Pollyana Mendonça, Ludmila Ferraz e Tábata Machado, que compartilharam vivências e informações sobre hábitos saudáveis, diagnóstico precoce e enfrentamento do câncer.

Diagnosticada com câncer de mama, Micheli Crema emocionou o público ao relatar sua trajetória e a força de transformar sua história em inspiração para outras mulheres. “Por muito tempo procurei ter uma vida saudável, mas acabei me sobrecarregando e não atentei aos sinais que meu corpo estava dando. Hoje sou uma paciente oncológica, e estar aqui é uma forma de plantar uma semente em cada mulher que ouvir essa mensagem. Se eu conseguir fazer com que uma delas busque informação, já é uma vitória para mim”, compartilhou.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, Lidiane de Paula, destacou que o evento marca o início de um ciclo de palestras voltadas à saúde e à conscientização. “Queremos trazer conhecimento de forma leve e humanizada. Por isso reunimos uma equipe multidisciplinar e criamos um ambiente aconchegante, que acolhe e cuida. O Outubro Rosa e o Novembro Azul são mais do que cores, são sobre empatia, apoio e informação”, afirmou.

Representando o núcleo Agroligadas, Dra. Adriane Marcon destacou a importância de unir o campo e a cidade em torno de causas que transformam vidas. “As Agroligadas estão sempre presentes onde há oportunidade de promover bem-estar. O cuidado preventivo faz toda a diferença na vida da mulher. Hoje somos unidas, e essa união é o que nos torna mais fortes”, ressaltou.

Entre as entidades apoiadoras, a CDL Lucas do Rio Verde marcou presença reforçando seu compromisso com ações voltadas à valorização da mulher e à promoção da saúde e qualidade de vida. A gestora executiva da CDL, Daniele Prado, enfatizou que o envolvimento da entidade vai além do âmbito empresarial.

“A CDL tem um compromisso permanente com o desenvolvimento das pessoas, e isso inclui olhar com sensibilidade para a saúde e o bem-estar da mulher. Participar de um evento como o ‘Saúde da Mulher em Foco’ é reafirmar que cuidar da mulher é também cuidar das famílias, das empresas e da comunidade como um todo. O Outubro Rosa é um lembrete poderoso de que o autocuidado e a prevenção salvam vidas, e espaços como este, de diálogo e acolhimento, fortalecem ainda mais a rede de apoio entre nós, mulheres”, destacou Daniele.

Além da CDL, o evento contou com o apoio da CAAMT, Câmara Municipal, Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Lions Club, Rotary Club, Agroligadas e Mulheres Inspiradoras, que uniram forças para promover um encontro de sensibilização, troca de experiências e fortalecimento da rede feminina de apoio.

Com uma atmosfera de empatia e aprendizado, o “Saúde da Mulher em Foco” encerrou a programação com uma mensagem que ecoou entre as participantes: a prevenção começa no cuidado diário, e o diálogo é o primeiro passo para salvar vidas.

Fonte: Verbo Press