O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) inaugurou na sexta-feira (17/10), em Novo São Joaquim, no leste do estado, o Núcleo Avançado de Capacitação (NAC). A unidade é fruto da parceria com o Sindicato Rural do município e visa ampliar a oferta de cursos técnicos, oficinas e treinamentos práticos alinhados à realidade do campo.
A iniciativa avança a interiorização da educação profissional rural. A meta é capacitar pessoas, elevar a renda no campo e garantir sucessão com base em técnica, gestão e inovação. O espaço, moderno e funcional, conta com salas de aula, cozinha industrial, auditório e área externa para máquinas e equipamentos.
O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, destacou o alcance social do projeto. “Com a inauguração desta obra, temos o compromisso de trazer resultados. Vamos oferecer oportunidades de conhecimento e qualificação, melhorando a vida das pessoas. Era um sonho cobrado pelo Sindicato Rural e tenho certeza de que os resultados serão fantásticos. Este prédio e todas as ações realizadas aqui são para o desenvolvimento da população de Novo São Joaquim”, afirmou.
Voltado a produtores e trabalhadores de toda a região, o NAC integra teoria e prática, apoia a adoção de tecnologia e contribui para a competitividade das propriedades.
O presidente do Sindicato Rural de Novo São Joaquim, Carlos Royttmen, reforçou a prioridade na formação de mão de obra. “A qualificação faz a diferença na vida de produtores e trabalhadores. O NAC era um sonho dos produtores e, com a parceria entre Senar MT, Sindicato Rural e Famato, virou realidade. Agora teremos profissionais mais preparados e o setor ganha eficiência”, disse.
Durante a solenidade, o prefeito Leonardo Farias Zampa ressaltou o benefício público. “A população ganha com o NAC instalado no município. Parabenizo o presidente do Sindicato Rural e o Sistema Famato, por meio do Senar MT. Fomos contemplados com uma grande obra, que vai fortalecer nossa economia”, afirmou.
Participaram da inauguração o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, e autoridades locais.
Fonte: Eduardo Cardoso | Senar MT