A maioria dos consumidores brasileiros deve comprar presentes para o Dia das Crianças, que será comemorado no próximo domingo, 12 de outubro.
Segundo pesquisa do SPC Brasil em parceria com a CNDL, entidade que reúne os lojistas, essa é a intenção de 7 de cada 10 consumidores brasileiros.
A estimativa é que a data movimente, ao todo, 16 bilhões, 730 milhões de reais no varejo nacional
O gasto médio previsto é de R$ 297 e, para um terço dos compradores, o principal motivo para presentear é ver as crianças felizes.
Ainda de acordo com o levantamento, os principais presenteados serão filhos e filhas; depois, sobrinhos e sobrinhas, netos e netas.
Roupas e calçados lideram a preferência, com 43% das intenções de compra; bonecas e bonecos vêm em seguida, com 36%; 26% dos consumidores devem presentear com jogos educativos ou de tabuleiro.
Outra entidade, a CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, avalia que a data este deve ser o melhor Dia das Crianças dos últimos 10 anos.
A CNC projeta uma movimentação de R$ 9,96 bilhões no varejo brasileiro, em valores brutos.
Caso a cifra se confirme, vai representar uma alta na casa de 1% em relação ao total movimentado no ano passado e o maior volume de negócios para a data desde 2015.