No último sábado, 25 de outubro, Lucas do Rio Verde foi palco de mais uma edição do Dia de Cooperar, o Dia C, uma iniciativa que mobiliza cooperativas em todo o país para promover ações de impacto social. O evento reuniu as cooperativas Cooalve, Cootransverde, Cresol União, Sicoob Credisul, Sicoob UniqueBR, Sicredi Ouro Verde MT, Unicred e Unimed, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.
Neste ano, as cooperativas se uniram para revitalizar a Praça dos Migrantes, um dos espaços públicos mais tradicionais e frequentados da cidade. A ação envolveu melhorias na infraestrutura, paisagismo, pintura e limpeza, tornando o local mais acolhedor e seguro para a comunidade.
O Dia C é uma ação anual que reforça o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento sustentável e a transformação social. Por meio de iniciativas práticas e colaborativas, as cooperativas demonstram que é possível gerar valor compartilhado e fortalecer os vínculos com a comunidade.
“A Sicredi Ouro Verde e outras cooperativas aqui de Lucas do Rio Verde estão juntas nessa grande ação, que é um momento que celebra especialmente o sétimo princípio do cooperativismo, que talvez seja um dos princípios mais importantes do cooperativismo, que é o Interesse pela Comunidade. Isso é o importante, para ser uma cooperativa, a gente precisa ter esse interesse pela comunidade, precisamos desenvolver a nossa sociedade através de trabalho conjunto’’, comentou o Diretor Executivo da Sicredi Ouro Verde MT, Roberto Vargas.
Em 2025, o movimento cooperativista ganha ainda mais relevância com a declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) que instituiu este ano como o Ano Internacional das Cooperativas. A iniciativa reconhece o papel fundamental das cooperativas na promoção da inclusão social, geração de empregos e construção de economias mais resilientes e equitativas.
“O trabalho foi muito gratificante, além de muito bonito. Quando percebemos que ficamos praticamente um mês junto com as equipes, com as nossas turmas e com as outras cooperativas, unindo-se e intercooperando para concluir a entrega, isso é o que realmente importa. Acho que o ganho maior, além dessa beleza, foi a amizade que conquistamos com as demais cooperativas e o resultado está aqui para todos verem’’, destacou Francis Engler, Gerente de Agência na Sicredi Ouro Verde MT. A revitalização da Praça dos Migrantes é um exemplo concreto de como o cooperativismo pode transformar realidades e contribuir para cidades mais humanas e sustentáveis. A união das cooperativas luverdenses reforça que, juntos, é possível fazer mais pela comunidade.






