Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Sicredi Ouro Verde MT e outras cooperativas se unem para revitalizar a Praça dos Migrantes no ‘Dia de Cooperar’, em Lucas do Rio Verde

Assessoria

No último sábado, 25 de outubro, Lucas do Rio Verde foi palco de mais uma edição do Dia de Cooperar, o Dia C, uma iniciativa que mobiliza cooperativas em todo o país para promover ações de impacto social. O evento reuniu as cooperativas Cooalve, Cootransverde, Cresol União, Sicoob Credisul, Sicoob UniqueBR, Sicredi Ouro Verde MT, Unicred e Unimed, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

Neste ano, as cooperativas se uniram para revitalizar a Praça dos Migrantes, um dos espaços públicos mais tradicionais e frequentados da cidade. A ação envolveu melhorias na infraestrutura, paisagismo, pintura e limpeza, tornando o local mais acolhedor e seguro para a comunidade.

O Dia C é uma ação anual que reforça o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento sustentável e a transformação social. Por meio de iniciativas práticas e colaborativas, as cooperativas demonstram que é possível gerar valor compartilhado e fortalecer os vínculos com a comunidade.

“A Sicredi Ouro Verde e outras cooperativas aqui de Lucas do Rio Verde estão juntas nessa grande ação, que é um momento que celebra especialmente o sétimo princípio do cooperativismo, que talvez seja um dos princípios mais importantes do cooperativismo, que é o Interesse pela Comunidade. Isso é o importante, para ser uma cooperativa, a gente precisa ter esse interesse pela comunidade, precisamos desenvolver a nossa sociedade através de trabalho conjunto’’, comentou o Diretor Executivo da Sicredi Ouro Verde MT, Roberto Vargas.

Em 2025, o movimento cooperativista ganha ainda mais relevância com a declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) que instituiu este ano como o Ano Internacional das Cooperativas. A iniciativa reconhece o papel fundamental das cooperativas na promoção da inclusão social, geração de empregos e construção de economias mais resilientes e equitativas.

“O trabalho foi muito gratificante, além de muito bonito. Quando percebemos que ficamos praticamente um mês junto com as equipes, com as nossas turmas e com as outras cooperativas, unindo-se e intercooperando para concluir a entrega, isso é o que realmente importa. Acho que o ganho maior, além dessa beleza, foi a amizade que conquistamos com as demais cooperativas e o resultado está aqui para todos verem’’, destacou Francis Engler, Gerente de Agência na Sicredi Ouro Verde MT. A revitalização da Praça dos Migrantes é um exemplo concreto de como o cooperativismo pode transformar realidades e contribuir para cidades mais humanas e sustentáveis. A união das cooperativas luverdenses reforça que, juntos, é possível fazer mais pela comunidade.

Sair da versão mobile