Brasil já conta com duas mil e 500 unidades de antídoto contra o metanol.
O fomepizol é utilizado em casos de intoxicação pela substância. Essa é a primeira remessa a chegar ao país.
A maior parte da dose, mil e quinhentas já começaram a ser distribuídas. A prioridade é São Paulo, que tem o maior número de registros de contaminação por metanol. O estado vai receber 288 unidades do medicamento.
O restante será disponibilizado para outros locais com ocorrências confirmadas, que são Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Goiás, Acre, Paraíba e Rondônia.
As unidades federativas poderão solicitar novas remessas, de acordo com a demanda.
O medicamento foi adquirido de uma companhia japonesa e viabilizado pelo Fundo estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde.
O fomepizol é produzido em pouca quantidade e, por isso, raro em todo o mundo.
O governo agora pretende comprar cinco mil doses adicionais, que poderão atender o país pelo prazo de dois anos, segundo a validade do produto.