Uma em cada seis crianças de até 6 anos já sofreu racismo no Brasil

0
12

Um levantamento nacional revelou uma em cada seis crianças de até 6 anos foram vítimas de racismo no país.

A pesquisa Panorama da Primeira Infância: o impacto do racismo, encomendada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal ao Datafolha, mostrou que as creches e pré-escolas são os locais onde esses casos mais acontecem.

54% dos cuidadores afirmam que as crianças vivenciaram situações desse tipo em unidades de educação infantil, sendo 61% na pré-escola e 38% nas creches.

O estudo ouviu mais de duas mil pessoas e apontou que crianças pretas e pardas sofrem mais discriminação quando pai, mãe ou responsáveis também são pessoas negras.  

Entre elas, esse índice chega a 19%, enquanto entre crianças com responsáveis de pele branca a porcentagem é 10%.

Entre os entrevistados, 63% disseram acreditar que pessoas pretas e pardas são tratadas de forma diferente por causa da cor da pele, do tipo de cabelo e de outras características físicas.

De acordo com especialistas, o racismo na infância afeta o desenvolvimento emocional e físico das crianças, gerando estresse e prejudicando o aprendizado.

Vale lembrar que, racismo é considerado crime no Brasil. É, inclusive, um crime inafiançável e que não prescreve.

A orientação para quem sofre racismo é registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil. Se o caso envolver agressão física, também é importante fazer exame de corpo de delito logo após a denúncia.