O transporte aéreo no Brasil bateu recorde em setembro.
No nono mês do ano, a aviação doméstica movimentou 8,5 milhões de passageiros, o maior número já registrado desde o início da série histórica em 2000 — e um crescimento de 7,6% em relação ao mesmo período de 2024.
Os aeroportos mais movimentados foram Guarulhos, em São Paulo, com 2 milhões e meio de viajantes, Congonhas, na capital paulista, com 1 milhão e 900 mil, e o aeroporto de Brasília, no Distrito Federal, com 1 milhão e 300 mil viajantes.
Os números são da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil.
Ainda de acordo com a Agência, em todo o ano, de janeiro a setembro, o total de passageiros em voos nacionais chegou a 74 milhões e 200 mil, um crescimento de 8% na comparação com os nove primeiros meses de 2024.
E os números de setembro não foram positivos apenas em relação à aviação doméstica. A movimentação internacional também bateu recorde para o mês, com 2 milhões ,3 milhões de passageiros, uma alta de 9,5% em um ano.
No acumulado de 2025, até setembro, o Brasil recebeu pouco mais de 7 milhões de viajantes estrangeiros, volume 45% superior ao registrado no mesmo intervalo de 2024.
Esses visitantes injetaram 32 bilhões e 500 milhões de reais na economia, o maior valor já registrado para o período.






