Bolos, criatividade e empreendedorismo: veja como foi o 2º Desafio Açucarado

0
8
Sebrae MT

A competição, que contou com a presença de mais de 250 pessoas, elegeu os melhores bolos caseiro e confeitado

Por Assessoria de imprensa do Sebrae/MT

O 2º Desafio Açucarado foi realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) na terça-feira (4/11), em Rondonópolis, e superou as expectativas dos participantes. O evento proporcionou uma imersão em conhecimentos técnicos compartilhados por especialistas em aulas-show, networking, acesso a novas tecnologias e fortalecimento da cadeia produtiva, além de impulsionar pequenos negócios no mercado da confeitaria.

A competição que elegeu os melhores bolos encerrou o dia com gostinho de quero mais. Cerca de 40 confeiteiros profissionais, empreendedores do ramo de alimentos e bebidas, estudantes de gastronomia, nutricionistas, engenheiros de alimentos, fornecedores e amantes da confeitaria se inscreveram gratuitamente e participaram do desafio. As disputas foram divididas em duas categorias: Jakson Oliveira de Souza ficou com o primeiro lugar em bolos confeitados e Carlos Alexandre Pereira Teixeira conquistou primeiro lugar na disputa pelo melhor bolo caseiro.

Na categoria de bolos confeitados, o vencedor ganhou uma batedeira e troféu; o segundo e terceiro colocados, troféus; e o quarto e quinto, medalhas. Já na categoria de bolos caseiros, o campeão levou um forno e troféu; o segundo e terceiro colocados receberam troféus; e o quarto, uma medalha. O júri técnico avaliou sabor, estética e criatividade.

Mais de 250 pessoas prestigiaram o evento, visitaram os estandes e conheceram produtos originais e de alta qualidade. Os visitantes acompanharam de perto uma programação recheada de técnicas atualizadas de confeitaria, estratégias criativas para a conversão de vendas e inovação no setor de equipamentos e insumos alimentícios.

Para a gerente da Regional Sudeste do Sebrae/MT, Érika dos Santos Silva, o evento se tornou uma referência no segmento. “O Desafio Açucarado se consolidou como o maior evento voltado aos empreendedores de bolos e confeitaria em Mato Grosso. Um espaço que gera aprendizado, conexões e muitas oportunidades de negócio”, declara Érika.

O período da manhã foi marcado por conteúdos técnicos e atualizados. Aulas-show simultâneas ensinaram como alavancar os lucros no período do Natal, estimular a criatividade e versatilidade nas entregas aos clientes.

A professora e influenciadora digital, Tathi Fabulosa, revelou os segredos do chantily perfeito. “Quem não participa de eventos como o Desafio Açucarado perde uma grande oportunidade. É preciso compreender que somos mais que confeiteiras: somos empreendedoras”, destacou Tathi. Os participantes também puderam conferir uma oficina de fotografia para redes sociais, ministrado por Andreia Marliere.

À tarde, um painel de histórias inspiradoras emocionou o público. A confeiteiria e influenciadora digital, Mara Cakes, compartilhou sua trajetória, destacando como transformou seu sonho em resultados. “Um evento como este transforma vidas. A confeiteira sai daqui motivada e com muito conhecimento”, afirmou Mara.

A confeiteira Elisangela Silva dos Anjos, de Jaciara, acredita que o Desafio Açucarado foi uma grande vitrine para seu negócio. “Além de reconhecer nosso trabalho, o evento nos desenvolve como pessoas e profissionais. Todos os confeiteiros deveriam participar para fortalecer o elo da confeitaria”, declarou Elisangela.

Uma caravana de empreendedores de Pedra Preta participou do evento. A servidora pública, Rejane Oliveira Santos, que organizou o grupo, disse que a experiência traz resultados para o fomento da economia local. “Essa ação incentiva o empreendedorismo no nosso município, estimula o crescimento das participantes no ramo da confeitaria e apresenta o apoio que o Sebrae Mato Grosso oferece para os empreendedores”, destaca Rejane.

Veja como ficou o resultado da competição:

Bolos confeitados

1º Jakson Oliveira de Souza

2º Laura Thais de Araujo Matos

3º Eliete Alves de Souza

4º Elesangela Lima de Oliveira Tiyoda

5º Rosilda Rodrigues Bonifacio

Bolos caseiros

1º Carlos Alexandre Pereira Teixeira

2º Elizangela Silva dos Anjos

3º Alexandre Teles Silva Soares

4º Letícia Anderson Lemes de Mello

Parceiros e apoiadores:

O Desafio Açucarado prova que, quando talento e empreendedorismo são os principais ingredientes, o resultado é sucesso garantida e a próxima edição promete ser ainda mais saborosa, criativa, inspiradora e irresistível.

O evento contou com o patrocínio de Panan, Sorpan, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis, além do apoio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) e do Sindicato das Indústrias de Alimentação da Região Sul de Mato Grosso (Siar/sul).