Corregedoria-Geral da Justiça e Polícia Civil divulgam QR Codes para denunciar golpes

0
5

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), em parceria com a Polícia Civil, lançou uma campanha de alerta para prevenir a população contra os mais diversos tipos de golpes praticados por criminosos que se utilizam das redes sociais.  A ação busca conscientizar cidadãos sobre a importância de desconfiar de pedidos de depósitos, transferências ou pagamentos feitos por pessoas desconhecidas.

A campanha é ilustrada por um cartaz interativo, distribuído nas unidades judiciais e divulgado em plataformas digitais. Com fundo azul e elementos gráficos em amarelo e branco, o cartaz traz um QR Code interativo, que direciona o usuário para conteúdos explicativos sobre as formas mais comuns de fraude e orientações sobre como proceder em caso de suspeita. O objetivo é tornar a informação acessível e prática, especialmente para o público que utiliza dispositivos móveis.

A publicação traz um QR Code para os principais tipos de golpes, como contestação de PIX, TED e pagamento de boletos; sequestro de perfil de WhatsApp; falso perfil de WhatsApp; hackeamento e/ou falso perfil do Facebook; hackeamento e falso perfil do Instagram.

Os materiais informativos também orientam que, ao receber qualquer contato suspeito, o cidadão não realize transferências bancárias e procure imediatamente a delegacia mais próxima ou registre ocorrência na Delegacia Virtual.

A Corregedoria reforça que o combate aos golpes depende da conscientização da sociedade. “Informar é a melhor forma de prevenir. Quando a população está bem orientada, a pessoa voltada a práticas criminosas perde espaço para agir”, concluiu o juiz auxiliar João Filho de Almeida Portela.

Fonte: Assessoria de Comunicação