Ao longo de 2025, a Escola Pública de Trânsito do Detran-MT realizou 112.112 horas de capacitação, gerando 2.305 certificados. As ações alcançaram 104 municípios do Estado demostrando a expansão da oferta de cursos, fortalecimento das parcerias institucionais e a modernização da infraestrutura voltada ao ensino em segurança viária.
Foram realizados oito cursos distribuídos em 13 turmas, além de quatro eventos de capacitação e da outorga da Medalha Mérito da Segurança Viária. O destaque do período foi a qualificação de 1.610 agentes de segurança viária, entre servidores do Detran-MT, policiais militares e guardas municipais.
Também foram realizadas capacitações de Direção Defensiva, Atualização de Examinador de Trânsito, Formação de Instrutor de Trânsito e de Vistoriador Veicular, em modalidades presenciais, remotas, EaD e híbridas.
Curso Noções de Técnicas de Controle e Submissão
O ano também foi marcado pela regulamentação do cadastro de professores e pelos avanços relacionados à remuneração da hora-aula, alinhados à nova legislação estadual sobre serviços instrutórios.
“Os resultados apresentados reforçam o papel estratégico da Escola Pública de Trânsito na consolidação de políticas educativas voltadas à segurança viária e na implementação de ações alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS)”, pontuou o Presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
A Coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, destacou que, com a expansão contínua das atividades desde o ano de 2022, a Escola reafirma o seu compromisso com a qualificação de profissionais e com a democratização do acesso ao conhecimento na área de trânsito, consolidando-se como referência estadual na formação e capacitação em segurança viária.
