Expoind MT 2025 começa em Cuiabá e marca nova era para indústria de Mato Grosso

0
12
Foto: Thales

A Expoind MT 2025 foi oficialmente iniciada na noite desta terça-feira (04.11), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A maior feira de negócios da indústria mato-grossense celebra os 50 anos da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e marca uma nova era para o setor no estado rumo à novos mercados, inovação e ao fortalecimento de cadeias produtivas e à competitividade. O evento é uma realização da Fiemt em parceria com a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec MT).

A solenidade de abertura contou com a presença do governador do Estado, Mauro Mendes, do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Silvio Rangel, do vice-presidente da Fiemt e deputado estadual, Carlos Avallone, do secretário-chefe da Casa Civil e Deputado federal, Fábio Garcia, da prefeita em exercício de Cuiabá, Vânia Rosa, além dos diretores da Fiemt, presidentes dos sindicatos das indústrias e outras autoridades. A comitiva visitou os mais de 100 expositores no evento conferindo de perto os produtos locais.

Durante a abertura oficial, o governador Mauro Mendes destacou o momento promissor para a indústria mato-grossense e o compromisso do governo com o crescimento econômico do estado. “O mundo enfrenta grandes desafios ambientais, e Mato Grosso está fazendo sua parte. As perspectivas são muito positivas: até 2070, seremos o único estado do país com crescimento populacional, o que reforça que estamos no caminho certo. A indústria tem papel central nesse avanço, e o governo segue comprometido em garantir um ambiente favorável para que o estado continue crescendo e gerando oportunidades.”

s
O governador Mauro Mendes destacou o momento
promissor para a indústria

Silvio destacou o papel estratégico do setor industrial no desenvolvimento do Estado e os avanços conquistados ao longo das últimas décadas. Em um ano marcado pelo cinquentenário da Fiemt, Rangel também ressaltou o impacto econômico do segmento na geração de empregos e renda.

“Hoje, somos mais de 16 mil indústrias, responsáveis por cerca de 200 mil empregos diretos, representando quase 20% do PIB estadual e sendo o segundo maior empregador de Mato Grosso. Nos últimos dez anos, o setor industrial cresceu 40%, mostrando que a indústria não para de evoluir e tem papel decisivo no equilíbrio econômico e social do Estado”, destacou.

Desafios e oportunidades

Para o secretário-chefe da Casa Civil e deputado federal Fábio Garcia, os próximos oito anos serão decisivos. Segundo ele, a reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional representa um grande desafio, mas também uma oportunidade para fortalecer o setor produtivo e ampliar a competitividade. “A indústria tende a se aproximar das cadeias de produção primária, e Mato Grosso, com sua força no agronegócio, na mineração e na base florestal, tem um enorme potencial de crescimento industrial nos próximos anos”, completou.

s
A programação de abertura também contou com uma
homenagem à Usina Itaicy

Para Avallone o sentimento é de orgulho. Ele lembra da sua trajetória no decorrer dos 50 anos da Fiemt e celebra a força da transformação. “Mato Grosso está em um momento extraordinário, com uma gestão eficiente e uma indústria cada vez mais protagonista no desenvolvimento econômico do Brasil”, disse. Vânia acrescenta destacando a importância de consumir os produtos produzidos em MT. “Temos que consumir e incentivar o que é nosso, promover o que é nosso e acreditar na força da indústria mato-grossense como caminho para a verdadeira autonomia e desenvolvimento”, completou.

Homenagem à Usina Itaicy

A programação de abertura também contou com uma homenagem à Usina Itaicy com a construção de uma maquete especial, símbolo do reconhecimento ao papel pioneiro da usina no desenvolvimento industrial do estado. Construída em Santo Antônio do Leverger, na região conhecida como Rio Acima, por Antônio Paes de Barros, o Totó Paes, o empreendimento faz parte da história de MT.

A Expoind

s
A comitiva visitou os mais de 100 expositores no
evento conferindo de perto os produtos locais

A Expoind segue nesta quarta-feira (05.11), das 14h às 19h 30, e termina na quinta-feira (06.11), com uma extensa programação das 14h30 às 19h30. A entrada é gratuita, com inscrição AQUI. O evento reúne mais de 100 expositores e se propõe a ser a maior vitrine industrial do estado, conectando empresários, startups, investidores e autoridades em três dias de intensa atividade.

A programação conta ainda com palestras, painéis setoriais, rodadas de negócios e muito mais. Entre os temas centrais estão: transformação digital, comércio exterior, sustentabilidade, segurança do trabalho, e energia, reforçando que o futuro da indústria passa por novas tecnologias, responsabilidade socioambiental e mercados internacionais.

Texto: Fernanda Nazário