O governo federal quer colocar em concessão 14 trechos de rodovias no ano que vem.
Os cálculos apontam para um pacote de cerca de R$ 158 bilhões entre obras e operação.
Ao todo, os trechos que devem ser privatizados somam 7.295 km.
De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, que teve acesso ao projeto, serão oito novos trechos, além de seis concessões já existentes, que passaram por ajustes nos contratos.
As obras previstas incluem 1.197 quilômetros de novas duplicações e 1.331 km de faixas adicionais.
A meta do Ministério dos Transportes é encerrar essa gestão com 36 concessões rodoviárias, somando R$ 405 bilhões em investimentos.
Ao fim deste ano, já terão sido 22: 2 em 2023, 7 em 2024 e 13 leilões este ano.
Se as licitações previstas para 2026 acontecerem, a malha sob gestão privada deve chegar a praticamente um terço das rodovias federais.
