A Black Friday já ocupa papel central no calendário de vendas do Brasil, sobretudo nas vendas digitais. Com projeção de faturamento de R$ 13,34 bilhões por parte do comércio eletrônico, representa crescimento estimado de 14,74% frente a 2024, segundo a Abiacom (Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce).
Por não coincidir com feriados ou datas tradicionais de consumo, essa temporada torna-se estratégica para as marcas, que começam a desenhar suas campanhas com meses de antecedência.
Nesse contexto de alta competição pela atenção do consumidor, o investimento em marketing de influência se destaca como peça fundamental.
Um relatório da EY-Parthenon revela que 54% dos brasileiros acompanham influenciadores digitais, índice acima da média mundial, que é de 45%. Além disso, 61% afirmam que suas decisões de compra já foram afetadas pelos conteúdos desses criadores.
Durante a Black Friday, esse impacto se intensifica: segundo levantamento da MField em parceria com a Opinion Box, 59% dos consumidores lembram de campanhas passadas protagonizadas por influenciadores, e 56% dizem já ter efetuado alguma compra motivada por esse tipo de ação.
Ainda segundo o relatório, o foco na autenticidade é um diferencial competitivo na Black Friday, pois aproxima a marca do consumidor e potencializa os resultados de marketing.
Fonte: CNN Brasil





