Em suas redes sociais, o chef Dani García, dono de três estrelas Michelin, conta que o segredo para fazer a maionese perfeita está no seguinte: controlar a temperatura e a acidez. No caso da temperatura, ele está se referindo aos ovos, principal ingrediente dessa receita.
Segundo García, os ovos devem estar em temperatura ambiente, pois se for utilizado um ovo gelado, o contraste com a temperatura do óleo pode fazer com que a emulsão não funcione muito bem. Isso pode fazer com que a sua maionese fique talhada, por isso esse equilíbrio de temperatura é muito importante para a formação correta da emulsão.
Já em relação ao controle da acidez, ele defende o uso do vinagre, um ingrediente que poucas pessoas utilizam no preparo da maionese caseira, mas é capaz de transformar o sabor e a textura. O vinagre vai impedir que a receita acabe talhando e ajuda a estabilizar a emulsão, garantindo um aspecto aveludado e encorpado.
A maionese caseira perfeita do chef Dani García
O chef recomenda uma quantidade de 20% de ovo e 80% de óleo, que pode ser uma junção do azeite e do óleo. Ele utiliza um vinagre de jerez, mas você pode usar um vinagre de vinho branco ou vinagre comum mesmo.
Ingredientes
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) vinagre de jerez ou vinagre comum
- Sal a gosto
- Óleo de girassol ou soja até dar o ponto
Modo de preparo
- No liquidificador coloque os ovos, o sal, o vinagre, bata e vá adicionando o óleo em fio até obter um ponto cremoso.
- Esse processo deve levar cerca de 2 minutos
- A mistura cresce lentamente enquanto continua a bater, e em questão de segundos você obtém uma maionese caseira e muito cremosa







