Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Mercado financeiro diminui previsão da inflação para 2025 e agora aposta em indicador dentro dos limites da meta

A poucas semanas do fim do ano, mercado financeiro diminui a previsão de inflação para 2025 e, pela primeira vez no ano, estima que não haverá estouro da meta de inflação.

A aposta mais atual é que o custo de vida do brasileiro fechará o ano 4,4% – 0,1 ponto percentual abaixo do teto da meta de inflação estabelecida pelo governo.

Essa previsão aparece no boletim Focus, do Banco Central, que reúne a opinião das principais instituições financeiras do País e é divulgado semanalmente.

Na semana passada, para comparação a expectativa era que a inflação fechasse 2025 em 4,55%.

O ajuste pra baixo, vale dizer, vem após a divulgação do índice oficial de inflação, o IPCA, de outubro, que ficou em 0,09%, se acordo com o IBGE, o que, inclusive, é a menor taxa para o mês em 27 anos.

Com relação aos outros indicadores do Boletim Focos, vale registrar a projeção da taxa básica de juros, a Selic, para 2025, que permanece em 15% ao ano — é, inclusive, o atual nível da taxa.

Já em relação ao PIB, outro indicador importante da economia, a aposta mais atual do mercado financeiro é de alta de 2,16% este ano.

Sair da versão mobile