OMS: violência atinge 840 milhões de mulheres no mundo

0
11

A Organização Mundial da Saúde divulgou que quase um terço das mulheres do planeta já sofreu violência doméstica ou sexual.

Em números brutos, são cerca de 840 milhões de mulheres que já enfrentaram esse tipo de situação em algum momento da vida.

Nos últimos 12 meses para se ter uma ideia, 316 milhões de mulheres com 15 anos ou mais foram vítimas de violência física ou sexual cometida pelo próprio parceiro.

Para a OMS, o avanço para reduzir essas agressões é muito lento: queda anual de apenas 0,2% em duas décadas.

Pela primeira vez, a OMS também apresentou dados de violência sexual praticada por desconhecidos ou pessoas fora da relação afetiva: 263 milhões de mulheres já passaram por isso, número que é considerado subestimado devido ao medo e ao estigma.

Ao comentar os dados diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, reforçou que nenhuma sociedade é justa ou segura enquanto metade da população vive com medo. Para ele, combater a violência contra mulheres é questão de direitos humanos e de dignidade.

Ele lembrou que a violência contra mulheres é uma das injustiças mais antigas e disseminadas da humanidade e, ainda assim, uma das menos combatidas

A OMS pede que governos ampliem ações de prevenção, fortaleçam o atendimento às vítimas, melhorem a coleta de dados e garantam leis que protejam e empoderem mulheres e meninas.