Programa promove ensino médio público com capacitação profissional técnica em Gestão de Negócios e Empreendedorismo, Design e Desenvolvimento de Web Sites, Aplicativos e Mobile, Contabilidade e Finanças e Produção e Editoração Gráfica.
Os jovens como protagonistas são a essência do EduC – Programa de Educação para o Comércio, criado pela parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc-MT), com o Sistema Comércio de Mato Grosso e o Senac-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Em seu segundo ciclo, iniciado neste ano, o EduC alcançou mais de 2.100 alunos matriculados em 18 escolas públicas estaduais, distribuídas em dez municípios. As capacitações oferecidas são em Gestão de Negócios e Empreendedorismo, Design e Desenvolvimento de Web Sites, Aplicativos e Mobile, Contabilidade e Finanças e Produção e Editoração Gráfica.
O encerramento do segundo ano letivo do programa foi celebrado com eventos em todas as cidades onde a iniciativa transformadora é desenvolvida, reunindo estudantes, educadores e autoridades locais em momentos de reconhecimento e pertencimento.
As programações incluíram palestras inspiradoras e ações interativas que reforçaram a importância do protagonismo juvenil e da educação como ferramenta de transformação social.
“Com o segundo ciclo do programa EduC, reforçamos o compromisso da Seduc-MT com uma educação pública que forma para a vida e para o trabalho. A parceria com o Senac amplia as oportunidades para nossos jovens, aproximando a escola do mundo real e das novas tecnologias”, avalia o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Segundo ele, os resultados já evidenciam o impacto positivo do programa. “Observamos menos evasão, mais engajamento e alunos que se descobrem protagonistas do próprio futuro. É assim que consolidamos uma rede estadual inovadora, conectada às demandas do século 21 e orgulhosa de preparar uma geração empreendedora e digitalmente competente”.
Os resultados obtidos desde o início do programa, em 2024, apontam redução na evasão escolar e aumento da empregabilidade, do engajamento dos estudantes e do desenvolvimento de competências digitais, emocionais e empreendedoras.
Para o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, Wenceslau Júnior, o EduC reafirma uma agenda estratégica voltada ao desenvolvimento do Estado.
“Quando o setor produtivo e a educação pública caminham juntos, ampliamos oportunidades reais para a juventude. O EduC não forma apenas para o trabalho, forma para a vida. Estamos investindo em talentos que vão liderar o futuro de Mato Grosso. Nosso compromisso é fortalecer essa parceria e garantir que cada jovem possa ser protagonista do próprio caminho”, destaca o presidente.
Atualmente, o EduC está presente em Barra do Garças, Colíder, Confresa, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, Rondonópolis e Tangará da Serra.
O diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, reforça que o EduC é um projeto coletivo que conecta jovens às oportunidades do futuro e estabelece metas ainda mais ambiciosas para os próximos anos.
“O EduC é um projeto de vida. Ele foi pensado para aproximar escola, juventude e oportunidades de futuro. Além de um diploma técnico, promovemos transformação social e profissional por meio dessa parceria. Iniciamos com 600 alunos em cinco escolas; em 2025, capacitamos 2.100 alunos em 18 escolas. Nossa meta para 2026 é chegar a 4.800 estudantes qualificados em 30 escolas”, afirma o dirigente.
Entre os destaques das celebrações de encerramento do segundo ano letivo do EduC, o ex-judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, fundador do Instituto Reação, compartilhou com os estudantes da capital uma palestra inspiradora sobre superação e propósito. Já em Rondonópolis e Sinop, a atração principal foi o futurista Felipe Menezes, especialista em Inovação, Futuros, Tecnologias e Educação Transformadora.
Vidas em transformação
O impacto do EduC também é sentido nas histórias pessoais de seus participantes.
Para Karolayne Crotty, estudante do EduC, a experiência tem ampliado horizontes e despertado vocações.
“No EduC, estou aprendendo sobre finanças e gestão, e isso vai me ajudar muito no futuro. Quero cursar Administração e Contabilidade, e o que aprendo aqui é essencial para entender como as empresas funcionam e me preparar melhor para o mercado de trabalho.”
Já Edson Oliveira, também estudante do programa, ressalta o valor do aprendizado contínuo e da troca de experiências.
“O aprendizado no Programa EduC tem sido muito interessante e está agregando bastante ao meu currículo e à minha formação. É um projeto muito importante, que precisa continuar, porque proporciona muitos aprendizados e oportunidades reais para nós, estudantes”.
O Sistema S do Comércio em Mato Grosso é presidido pelo empresário Wenceslau Júnior e integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)







