Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Por unanimidade, STF decide manter a prisão preventiva de Bolsonaro

Foto: Wilton Junior/Estadão

A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, manter a prisão preventiva de Jair Bolsonaro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso no último sábado em Brasília, após o ministro Alexandre de Moraes converter sua prisão domiciliar em prisão preventiva.

Um dos argumentos para a prisão foi a tentativa de violação da tornozeleira eletrônica, o que, segundo o STF, indicou risco de fuga e descumprimento das medidas judiciais.

Jair Bolsonaro passou por audiência de custódia no domingo e afirmou que danificou o equipamento por causa de um “surto” provocado pela interação de remédios psiquiátricos.

Moraes submeteu a decisão tomada no sábado para a Primeira Turma do STF.

Em plenário virtual, os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia acompanharam o relator e mantiveram a decisão por unanimidade.

Vale ressaltar que essa prisão tem tem ligação direta com o processo em que Jair Bolsonaro já está condenado, de tentativa de golpe de estado.

A prisão, nesse caso, ocorre no âmbito de outro processo.

Sendo assim, ela preventiva deve persistir enquanto a Justiça considerar que os motivos que determinaram a medida ainda existem.

Pelas regras penais a prisão preventiva é reavaliada a cada 90 dias,

Sair da versão mobile