A Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu início ao lançamento de mais uma edição da campanha Árvore da Esperança 2025, ação tradicional do período natalino que tem como objetivo garantir um Natal mais digno para famílias em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pela Assistência Social. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, sob a liderança da primeira-dama e secretária da pasta, Janice Ribeiro, e permanece no formato on-line, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para acessar a Árvore da Esperança e adotar uma família, acesse o link:
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/natal-da-esperanca/?text=assistencia-social-e-habitacao
No total, 414 famílias já foram inseridas na plataforma nesta primeira etapa, e outras serão adicionadas ao longo da campanha, conforme a demanda e o ritmo de adoções.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, destacou que a Árvore da Esperança é uma campanha já consolidada no município, realizada todos os anos com o objetivo de levar alimentos e garantir um Natal digno às famílias atendidas pelos Cras, Creas e demais serviços da Assistência Social. “Esta é uma campanha que nós realizamos todos os anos para levar alimento à mesa das pessoas num momento tão especial que é o Natal. Sabemos que sozinhos não conseguimos atingir todas essas famílias. Com a participação da sociedade isso é possível”.
Dias antes, a Secretaria reuniu empresas, associações e voluntários que demonstraram interesse em participar da ação.
Entre os parceiros tradicionais está a Martinello, que há vários anos participa do Natal Solidário. O gerente regional, Daniel Lunardoni, destacou o valor social da campanha.
“Para nós, é um prazer participar dessa campanha tão importante. Muitas pessoas precisam ter algo para o final do ano, e é gratificante poder retribuir um pouco do que conquistamos no dia a dia. Se cada um contribui com um pouquinho, conseguimos tornar o Natal de algumas famílias muito melhor”, afirmou.
O Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde também participa todos os anos. O presidente, Thiago Simpac, lembrou que o setor produtivo sempre está presente em ações sociais.
“O produtor rural sempre ajuda a sociedade luverdense, e nessa época é ainda mais importante. Existem famílias e crianças que esperam essas doações para ter um Natal mais digno. Queremos garantir que não falte alimento na mesa e que todos possam ter um dia mais feliz”, reforçou.
A adoção da família é totalmente digital. Cada cartão contém informações básicas sobre a composição familiar, incluindo idade das crianças, permitindo que o doador prepare um presente.
A secretária Janice reforça que o convite para participar da campanha está aberto a todas as empresas, instituições e entidades que queiram colaborar. “Além de ajudar, é uma oportunidade de conhecer de perto a realidade de muitas famílias”, destacou.
A coordenadora de projetos da Secretaria de Assistência Social, Fabiana Vaz, explicou detalhadamente como funciona a navegação na plataforma. “Ele vai acessar o site da Prefeitura. Depois vai procurar a Secretaria de Assistência Social e Habitação. Na página, ao lado direito, vai ter o campo ‘Natal da Esperança’. Ali nós temos as informações básicas da campanha, do dia 19 ao dia 22 de dezembro, e embaixo temos o passo a passo para a adoção”, explicou.
A entrega da doação deve ser feita na unidade do Cras correspondente. As equipes entram em contato com a família e auxiliam no processo, garantindo que as entregas aconteçam de maneira organizada.







