O presidente do Sistema Comércio em Mato Grosso, Wenceslau Júnior, participou nesta segunda-feira do 12º Fonadif – Fórum Nacional de Dirigentes de Institutos Fecomércio, realizado em Cuiabá. O encontro foi organizado pela coordenadora de Pesquisa do IPF-MT, Laysa Avalos, e reuniu representantes de 15 estados, consolidando-se como o principal espaço nacional de integração e alinhamento técnico entre os Institutos de Pesquisa das Federações do Comércio.
Na oportunidade, ocorreu a transferência da presidência nacional entre a diretora executiva do Instituto Fecomércio-DF, Regina Malheiros, para Wenceslau Júnior, que assumirá a liderança do colegiado pelos próximos 12 meses.
O presidente destacou a relevância dos Institutos Fecomércio para orientar decisões das entidades em todo o país. “O Fórum é um espaço estratégico para integrar os institutos e fortalecer o trabalho que realizamos em todo o Brasil. Para o empresário do comércio, informação de qualidade é essencial para planejar, antecipar tendências e definir estratégias competitivas. É por isso que os institutos têm um papel fundamental: transformar dados em conhecimento que orienta ações e gera segurança para todo o setor”, afirmou.
Durante a cerimônia de transição, Regina também destacou a importância estratégica dos Institutos de Pesquisa e o papel essencial das Federações no fortalecimento do trabalho realizado em todo o país.
“O apoio das presidências das fecomércios é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento dos institutos. Sempre defendi que eles vêm para somar às federações. Empresários com visão percebem rapidamente que os institutos são instrumentos capazes de viabilizar ações que, muitas vezes, pela natureza jurídica das federações, não seriam possíveis. Pelos institutos, essas iniciativas ganham forma, alcance e impacto”, afirmou.
O fórum foi estruturado em dois dias de atividades, com palestras do economista Dênis Nunes, do Sebrae Nacional, que abordou metodologias, inovação e tendências em pesquisa; e de Vanessa Gasch, diretora do Movimento Mato Grosso Competitivo (MMTC) e do Observatório do Sistema Fiemt, que destacou o papel dos institutos como núcleos de inteligência setorial.
Também foram realizados estudos em grupos para trabalhar mapas metodológicos, analisar gargalos e criar propostas de inovação para qualificar ainda mais os estudos desenvolvidos nos estados, além da elaboração de planos de ação estratégicos voltados a ampliar a visibilidade, o uso e o impacto das pesquisas dentro e fora do Sistema Comércio.
A formalização do novo ciclo do Fonadif marcou o encerramento do encontro, agora sob a liderança de Wenceslau Júnior, com o compromisso de ampliar a cooperação entre os estados e fortalecer a produção de dados que apoiam o desenvolvimento do comércio brasileiro.
O encontro também reuniu representantes dos institutos de Pernambuco, Amapá, Maranhão – que está em processo de criação, Alagoas, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe. Santa Catarina e Minas Gerais estavam com representantes das federações.
