Setor de base florestal marca presença na Expoind com estande e palestra sobre rastreabilidade da madeira

0
12
Assessoria

O setor de base florestal participa, nesta semana, da Expoind – uma das principais feiras multissetoriais realizada entre 4 e 6 de novembro em Cuiabá. A participação é uma ação conjunta do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) e do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), em parceria com os sindicatos que representam as indústrias madeireiras das diferentes regiões do estado.

Para o presidente do Cipem, Ednei Blasius, estar presente na Expoind é um movimento estratégico para ampliar o diálogo com o público mato-grossense sobre a importância do setor. “É preciso falar para dentro também. Participamos de muitos eventos nacionais e internacionais, temos o Madeira Sustentável que leva informações para os grandes centros do país, mas precisamos apresentar nossa produção aqui para Mato Grosso, mostrar como é feito o manejo e os benefícios que ele traz”, afirma.

O estande reúne informações técnicas, produtos de madeira nativa resultantes do manejo florestal, dados sobre o potencial econômico do setor e conteúdos que reforçam o papel da atividade na manutenção da floresta em pé. Hoje, mais de 90% da madeira produzida legalmente em Mato Grosso vem de áreas submetidas ao manejo autorizado, com planos aprovados, monitoramento e rastreabilidade.

O presidente do Simno, Sindicato da Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso, João Paulino, destacou a importância da participação em feiras como a Expoind e citou os diferentes segmentos de atuação, mostrando a diversidade do setor de base florestal e sua importância para economia regional.

“É uma grande satisfação ver nossos associados à frente na Expoind, mostrando a força do setor florestal. O William Zan, da Madezan, apresenta a Firewoods, com lenha de jatobá para churrasco; Roberto Rios traz a qualidade das portas Fortaleza; e Fábio Bassegio, da Bassegio Madeiras, expõe móveis e portas de manejo sustentável. A presença deles reforça a importância do associado estar ativo, mostrando produtos que valorizam o trabalho e o potencial do nosso setor.”

Além do estande, o Cipem integra a programação técnica do evento. O presidente Ednei Blasius será um dos palestrantes e apresentará o painel “Rastreabilidade da madeira: avanços, desafios e o que ainda precisa mudar”, abordando entraves regulatórios, excesso de burocracia e soluções para garantir segurança jurídica e competitividade ao setor.

A Expoind 2025 acontece de 4 a 6 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reunindo empresas, instituições e profissionais de diversos segmentos estratégicos da economia mato-grossense.