Vendas do comércio varejista foram 0,3% menos em setembro, na comparação com agosto

0
10
Divulgação

Comércio varejista brasileiro registrou variação negativa em setembro.

De acordo com os números divulgados pelo IBGE, as vendas no comércio fecharam o nono mês do ano com recuo de 0,3% em relação a agosto.

É o quinto resultado negativo dos últimos seis meses. Em agosto, o setor chegou a crescer 0,1%, mas de abril a julho, apresentou quatro quedas seguidas.

Com o resultado de setembro, o setor agora acumula crescimento de 2,1% em 12 meses, a menor desde janeiro de 2024.

Ainda de acordo com o IBGE, na passagem de agosto para setembro, seis dos oito setores pesquisados apresentaram queda: Livros, jornais, revistas e papelaria, Tecidos, vestuário e calçados; Combustíveis e lubrificantes; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; Móveis e Eletrodomésticos; Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Já as taxas positivas ficaram por conta de Outros artigos de uso pessoal e doméstico e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria.

Recorte por região mostra que, na passagem de agosto para setembro, o  varejo teve resultados negativos em 15 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Maranhão e Roraima, com quedas na casa dos 2%. Entre as 11 unidades em que o comércio varejista cresceu, o destaque fica com Tocantins e Amapá, no altas em torno de 3%.