Desde 2021, a parceria entre o Centro Municipal Infantil (CMEI) Primeiros Passos, em Ipiranga do Norte, com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), tem beneficiado diversas crianças através do programa Agrosolidário. Atualmente, a bebida de soja faz parte da alimentação de cerca de 319 crianças de seis meses a quatro anos de idade.
No CMEI Primeiros passos, as crianças recebem cuidados especializados para a primeira infância, trabalhando no desenvolvimento socioemocional dos pequenos, com atividades lúdicas que também trazem benefícios à saúde física e coordenação motora. Para fortalecer a nutrição das crianças e auxiliar no processo educacional, a bebida de soja é oferecida na merenda, como relata a diretora do CMEI, Silmara Vital.
“A bebida de soja é muito importante no quesito nutricional para as crianças, pois ela funciona como um complemento alimentar, porque tem bastante vitamina e isso fortalece as crianças. Muitas delas não têm acesso à alimentação completa e a bebida de soja atua nesse papel, então vemos que esse projeto é de grande relevância para as famílias”, diz Silmara.
A versatilidade e sabores fazem com que o consumo da bebida seja agradável para os alunos do CMEI, que recebem o produto através de batidas, vitaminas e geladinhos. “A bebida a gente prepara tanto com leite quanto com água, dá para adicionar uma banana, uma maçã e ela fica ainda mais saborosa” conta a auxiliar de serviços gerais, Idanir Astolfe.
Já a monitora e mãe de duas crianças, Rhayelly dos Santos, diz que a bebida de soja aumenta energia das crianças, gerando ainda mais disposição para as brincadeiras e melhora no aprendizado. “Eu tenho dois filhos, um estuda no CMEI Primeiros Passos e o outro já passou por aqui. Quando eu recebia a bebida de soja eu preparava o sabor de maracujá e morango com leite que eram os que eles mais gostavam. Eu via eles bem mais ativos, enérgicos porque a bebida ajuda bastante nessa parte”, comenta Rhayelly.
Para a diretora do CMEI, o Agrosolidário evidencia o apoio do setor produtivo na formação e desenvolvimentos de indivíduos saudáveis, gerando transformação de vidas e mudança à realidade de centenas de famílias para melhor.
“O Agrosolidário é indispensável para as crianças e as famílias, pois proporciona um desenvolvimento nutricional que vai fortalecer as crianças, contribuindo para que eles possam crescer felizes, fortes e saudáveis”, finaliza Silmara.
Fonte: Raiane Florentino | Assessoria de Comunicação






