Levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, revela que a abertura de pequenos negócios no país segue em alta no país.
Considerando a base do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Receita Federal, o levantamento mostra que, entre janeiro e novembro deste ano, o país ganhou 4 milhões e 600 mil novos pequenos negócios, considerando microempreendedores individuais, os MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte.
O resultado já supera total registrado em 2024, quando foram abertos 4 milhões e 100 mil negócios do tipo.
Além disso, os pequenos negócios representam 97% de todas as empresas iniciadas entre janeiro e novembro deste ano.
Dá para dizer que, na média, foram abertos cerca de 13 mil, 813 novos pequenos negócios por dia no nosso país no período analisado.
O destaque, mais uma vez, fica por conta dos MEIs, que representam 77% das aberturas, seguidos pelas microempresas, com 19%, e pelas empresas de pequeno porte, respondendo por 4% do total.
Recorte por unidade da federação mostra que São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram os novos registros de CNPJ até novembro.
Considerando os setores, o maior volume de pequenos negócios abertos foi no setor de Serviços, que respondeu por 64% do total. Depois aparecem o comércio e a indústria.
