Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Café sem açúcar pode reduzir o risco de morte, diz estudo

Novo estudo indica que café sem açúcar pode ajudar você a viver mais.

No entanto, há uma dose certa para que a bebida seja uma aliada da longevidade.

De acordo com pesquisadores de uma universidade norte-americana, quem toma 1 a 3 xícaras de café por dia tem um risco menor de morte por doença cardiovascular.

Entre aqueles que consomem de 1 e 2 xícaras, por exemplo, foi constatado um risco 16% menor de morte em comparação com os que não ingerem café; já entre os que ingerem 2 e 3, a relação aumenta para 17%.

Mas tem um porém: essa vantagem é vista apenas no consumo da bebida pura.

Quando entram açúcar, adoçantes ou gordura saturada, por exemplo, esse efeito praticamente some.

Além disso, o consumo superior a três xícaras diárias não representou vantagem adicional, muito pelo contrário  a relação entre café e um menor risco de morte por doença cardiovascular diminuiu quando o consumo de café foi superior a três xícaras por dia.

O estudo analisou dados de mais de 46 mil adultos ao longo de quase 20 anos. A conclusão é simples: os compostos naturais do café fazem bem, mas os “extras” que acompanham a bebida atrapalham.

Esse não é nem o primeiro e nem o único estudo que aponta os benefícios do café.

Outro exemplo de estudo do tipo foi publicado no jornal da Sociedade Europeia de Cardiologia e apontou que beber café pela manhã é ainda mais vantajoso — quem mantém esse hábito tem até 31% menos chance de morrer por doença cardiovascular.

Sair da versão mobile