Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Comissão de Educação aprova mais de 50 projetos em reunião ordinária

DIvulgação

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) analisou mais de 50 projetos durante reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (2). Todos receberam parecer favorável no colegiado.

Entre as propostas aprovadas, está o Projeto de Lei nº 1768/2024, de autoria do presidente da Comissão, deputado Thiago Silva (MDB). A matéria visa proteger os estudantes contra conteúdos inadequados de cunho “erótico, pornográfico e obsceno”. “O objetivo desse projeto é inibir, é proibir qualquer tipo de material, livros e apresentações dentro das unidades escolares aqui do estado de Mato Grosso”, comentou. 

Também foi aprovado um projeto enviado pelo Poder Executivo, com dispensa de pauta.  O Projeto de Lei Complementar nº 34/2025 trata da organização do ensino técnico no estado. De acordo com o governo, a proposta visa ao aperfeiçoamento do atendimento aos alunos e confere autonomia administrativa e financeira às escolas técnicas estaduais. 

Thiago Silva destacou a produtividade da comissão de mérito e o impacto das propostas aprovadas. “Hoje analisamos uma grande quantidade de projetos que têm como objetivo fortalecer a educação do estado de Mato Grosso, principalmente melhorar a qualidade da educação. Saímos do 22º lugar para o oitavo lugar no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] nesses últimos anos, e a Comissão de Educação teve um papel fundamental para fazer esses debates aqui dos projetos”, afirmou. 

Outro ponto levantado pelo deputado foi o apoio à expansão das escolas cívico-militares. Ele citou que a escola em que um estudante feriu com canivete um colega integrará o programa do governo. “Recebemos essa demanda lá do município de Rondonópolis, no bairro São José, onde tive a alegria de ter estudado toda a minha vida escolar. Infelizmente, agora recentemente, houve esse episódio”, declarou.

De acordo com Thiago Silva, essa foi a última reunião ordinária do colegiado em 2025, sendo possível a realização de reunião extraordinária antes do fim do ano.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Sair da versão mobile