Como ficou a disputa pelo título da F1 depois do Catar? Veja projeções

0
6
Imagem da notícia © Lance! Media Group

Max Verstappen venceu a corrida do Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1 (F1) e, com isso, mudou o caminho dos três postulantes ao título. Lando Norris, que poderia sair campeão, foi somente o quarto colocado. Oscar Piastri terminou em segundo. Tudo isso foi causado por erro da McLaren, que parou os seus pilotos tarde. Agora, a decisão foi para Abu Dhabi, última etapa e com 25 pontos em jogo. O Lance! traz as projeções para a definição do título.

Com a vitória, Verstappen passou Oscar Piastri na disputa pelo troféu de campeão da F1 e passou a ser segundo colocado. Entretanto, o quarto lugar de Norris não tirou a liderança do britânico. Agora Norris tem somente 12 pontos de vantagem para Verstappen e 16 para Piastri. O campeonato está assim:

  • 1º | Norris: 408 pts;
  • 2º | Verstappen: 396 pts (-12);
  • 3º | Piastri: 392 pts (-16)

Projeções para o título da F1 2025

Lando Norris

O britânico tem o caminho mais simples para ser campeão: basta terminar a corrida no pódio. Se Verstappen ou Piastri vencer e o britânico for segundo ou terceiro, não seria suficiente para tirar a vantagem de Norris.

Agora, se Verstappen vencer e Norris terminar na quarta posição ou abaixo, como foi no Catar, ele perde o título. Se Piastri vencer, Norris não pode terminar abaixo da quinta posição.

De forma simples, o britânico só precisa terminar na frente de seus rivais para não ter dor de cabeça, ou ser pódio.

Max Verstappen

Max Verstappen não depende apenas de si para ser campeão. Ele precisa vencer e esperar que Norris termine na quarta posição ou abaixo. Em caso de vitória do holandês, Piastri pode ser segundo colocado sem tirar o título de Verstappen.

Agora, se for segundo, Verstapppen precisa que Piastri não vença e que Norris termine em oitavo ou pior.

Oscar Piastri

Oscar Piastri também não depende de si para ser campeão. Ele precisa vencer e esperar que Norris seja sexto ou pior. Caso Piastri vença, Verstappen termine em segundo e Norris seja sexto, o australiano leva o título.

Fonte: Lance!