Desemprego cai para 5,4% em outubro, o menor nível da série histórica; 5,9 milhões buscam trabalho

0
17
Assessoria

O desemprego no Brasil atingiu o menor nível histórico no trimestre móvel encerrado em outubro.

Segundo dados divulgados pelo IBGE, o índice ficou em 5,4%, um recuo de 0,2 ponto percentual em relação aos três meses imediatamente anteriores.

Considerando o mesmo período do ano passado, o recuo é de 0,7 ponto percentual. Entre os meses de agosto, setembro e outubro de 2024, a taxa havia ficado em 6,2%.

Significa, portanto, que o país renovou a mínima histórica. 5,4% é o menor índice de desemprego registrado desde 2012, ano em que o IBGE iniciou a série de medições da taxa.

Em números brutos, a taxa atual equivale a 5,9 milhões de pessoas sem emprego no país – que é também o menor contingente de desempregados já registrado.

Além disso representa uma queda de 11,8% em comparação com o mesmo trimestre de 2024 – algo em torno de 788 mil pessoas a menos.

Ao todo, a população ocupada no Brasil somou 102 milhões e 600 mil pessoas no trimestre encerrado em outubro – aumento de 926 mil pessoas na comparação anual.

Entre eles, 39 milhões e 200 mil pessoas são empregados com carteira assinada e cerca de 38 milhões e 800 mil são trabalhadores informais.

Entram na conta da informalidade pessoas que trabalham sem carteira assinada, incluindo trabalhadores domésticos, o empregador sem CNPJ, o trabalhador por conta própria sem CNPJ e as pessoas que trabalham ajudando um parente ou amigo.