Internacional escapa da degola em rodada dramática, enquanto Fortaleza e Ceará são rebaixados

0
1
Ricardo Duarte / Internacional

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Terminou, na tarde de domingo (7), a edição 2025 do Campeonato Brasileiro. Com o título assegurado pelo Flamengo com uma rodada de antecedência, a jornada derradeira foi de definições de vagas nas competições internacionais e de rebaixados à segunda divisão.

Foi um dia duro para os torcedores dos rivais Fortaleza e Ceará, que jogarão a Série B nacional em 2026. Esses times se juntaram a Juventude e Sport, que disputaram seus últimos compromissos da temporada já sem chances matemáticas de permanecer na elite.

O Internacional teve a combinação de que precisava para uma salvação considerada improvável. Derrotou o Bragantino e ultrapassou justamente Fortaleza e Ceará, que perderam, respectivamente, para Botafogo e Palmeiras.

Foi uma tarde de gangorra, com múltiplas alternativas. Vitória e Internacional, que começaram seus jogos na zona da degola, não dependiam só de si e passaram boa parte da tarde entre os quatro últimos.

O Inter, mesmo quando vencia o Bragantino por 1 a 0, estava ainda nessa faixa, pois levava desvantagem de um gol para o Fortaleza no saldo. Mas acabou fazendo 3 a 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre. E o Fortaleza, que saiu na frente do Botafogo no Engenhão, no Rio Janeiro, acabou perdendo por 4 a 2.

O Ceará também saiu na frente em sua partida, contra o Palmeiras, no Castelão, em Fortaleza. Porém levou 3 a 1 e vai fazer companhia ao arqui-inimigo na segunda divisão do futebol brasileiro no próximo ano.

O Vitória escapou ao fazer 1 a 0 no São Paulo, no Barradão, em Salvador.

Na parte de cima, o Fluminense obteve a quinta posição com um triunfo por 2 a 0 sobre o Bahia, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Dessa maneira, conseguiu vaga direta na fase de grupos da próxima Copa Libertadores, algo que já haviam alcançado os quatro primeiros colocados, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol.