As vendas de Natal devem injetar quase R$ 85 bilhões na economia brasileira este ano.
Essa é a data mais importante para o varejo brasileiro e, este ano, deve levar 76 de cada 100 consumidores brasileiros às compras, num total estimado de cerca de 124 milhões e 300 mil pessoas.
Os dados são de pesquisa realizada pela CNDL, em parceria com o SPC Brasil.
Em média, cada consumidor pretende comprar 4 presentes no Natal, número que aumenta para 5 entre as classes A/B.
Filhos devem ser os mais presenteados. Entre os entrevistados, 58% disseram que vão presentear filhos e filhas.
Depois, na lista dos que vão receber presentes, aparecem com mais frequência as mães, os cônjuges, os pais e os irmãos, nesta ordem
O valor médio dos presentes deve ficar em R$ 174.
As roupas lideram as intenções de compra, seguidas por perfumes e cosméticos, calçados, brinquedos e acessórios.
Mas 4 de cada 10 consumidores já substituiu ou pretendem substituir os presentes materiais por experiências, como viagens, jantares, passeios ou shows.
Mesmo com o avanço das compras online, as lojas físicas ainda devem ser o principal canal de compras neste Natal.
Além disso, a pesquisa indica um consumidor um pouco mais cauteloso: oito em cada dez vão comparar preços antes de fechar negócio. E na hora de pagar, o PIX lidera como meio preferido, seguido do cartão de crédito.
