Novembro terminou com 79,2% dos consumidores endividados; 30% estão inadimplentes

0
9
Divulgação

A quantidade de pessoas endividadas caiu no país em novembro.

Depois de nove meses seguidos de alta, a Peic, Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, apontou que 79,2% dos consumidores terminaram o 11o mês do ano endividados, uma recuo de 0,3 ponto percentual com relação a outubro.

Na comparação com novembro do ano passado, no entanto, quando 77% dos consumidores estavam endividados, o percentual é 2,2 pontos percentuais superior.

Lembrando que são considerados endividados aqueles que têm parcelamentos no cheque pré-datado, no cartão de crédito, no cheque especial, em carnê de lojas, em empréstimos pessoais e também em prestações de casa e carro – mesmo que o pagamento esteja em dia.

Já o indicador de inadimplência, que indica o percentual de consumidores com pagamentos em atraso, fechou novembro em 30%, meio ponto percentual a menos em relação aos 30,5% registrados em outubro.

Ainda de acordo com o estudo, diminuiu o grupo de pessoas que se consideram “muito endividadas”, que ficou em 16%. Ao mesmo tempo, aumentou para 32,8% o percentual dos que se consideram “pouco endividados”.