Qualidade das rodovias brasileiras melhorou entre 2024 e 2025, mas CNT mapeou 2,1 mil pontos críticos

0
10
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A qualidade das rodovias brasileiras melhorou entre 2024 e 2025.

Essa é, de modo geral, a conclusão da mais recente edição da Pesquisa CNT de Rodovias, um levantamento realizado todos os anos pela Confederação Nacional do Transporte desde 1995.

O levantamento, que avaliou 114.197 quilômetros de rodovias pavimentadas, mostra aumento na proporção de trechos classificados como Ótimos ou Bons e redução nos trechos Ruins ou Péssimos.

De acordo com o estudo, praticamente 38 de cada 100 quilômetros da extensão pesquisada, num total de 43.301 km, estão em condições Ótimas ou Boas, contra 36.814 km do ano passado, o que correspondeu a 33% do total.

Já os trechos avaliados como Ruins ou Péssimos caíram de 26,6% para 19,1%, ou, em números brutos, de 29.776 km para 21.804 km.

Já a proporção dos trechos considerados regulares variou menos, aumentando de 40,4%, no ano passado, para 43% este ano, ou pouco mais de 45.200 km regulares em 2024 para 49.092 km avaliados assim este ano.

Para classificar os trechos, a CNT considera variáveis como condições do pavimento, das placas, do acostamento, de curvas e de pontes.

Outro destaque da pesquisa foi a queda no número de pontos críticos, que passaram de 2.446 em 2024 para 2.144 em 2025, indicando melhora na segurança viária.

São considerados pontos críticos aqueles que podem afetar, direta ou indiretamente, o desempenho dos veículos e, principalmente, a segurança dos condutores, como quedas de barreira, erosões na pista, buracos grandes, pontes caídas e pontes estreitas.