Quem é Safonov, herói do título mundial do PSG e carrasco do Flamengo na Copa Intercontinental

0
8
Matvey Safonov | Jan Kruger - FIFA/GettyImages© Jan Kruger - FIFA/GettyImages

Titular do PSG, Safonov defendeu quatro pênaltis contra o Flamengo e o clube francês ergueu a Copa Intercontinental nesta quarta-feira (17) no Catar. O jogo no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, terminou 1 a 1. Com um gol em cada tempo, Kvaratskhelia Jorginho balançaram as redes no tempo normal.

Após empate também na prorrogação, quis o destino que o russo de 26 anos saísse de campo como protagonista. Ele pegou as bolas de SaúlPedroLéo Pereira e Luiz Araújo. Já o uruguaio De La Cruz converteu e como só Dembélé errou no lado parisiense o troféu ficou com o time de Vitinha Nuno Mendes, que também balançaram as redes. O lateral português, aliás, também teve excelente atuação.

É a primeira vez que vejo um goleiro pegando quatro pênaltis. Fico muito feliz por ele.Luis Enrique, técnico do PSG

Conheça Safonov: idade, clubes e mais

Revelado no Krasnodar, ele defende a seleção russa e deixou o país natal em julho de 2024, quando foi contratado para ser o reserva de Donnarumma. Com 1,94m de altura, o atleta que completou 26 anos em fevereiro tem contrato vigente até junho de 2029.

Disputou apenas 17 partidas na temporada de estreia pelo clube. No meio do ano o italiano foi para o Manchester City e a concorrência para ele aumentou, afinal Lucas Chevalier chegou como reforço após ser um dos destaques do Lille na Ligue 1 2024/25. Ele ganhou a posição e engatou boa sequência que lhe rendeu convocação para a seleção francesa, porém sentiu uma lesão no tornozelo direito.

Safonov: 4 jogos na temporada e invicto

O russo então estreou na temporada 2025/26 em 6 de dezembro, na goleada por 5 a 0 sobre o Rennes, pelo Campeonato Francês. Depois saiu novamente sem ser vazado no 0 a 0 contra o Athletic Bilbao, na Espanha, pela Champions League. Sofreu os primeiros gols na vitória por 3 a 2 sobre o Metz pela Ligue 1 e na quarta partida que ganhou sequência já levantou a taça mais importante da história do clube parisiense.

Fonte: 90min