Uma nova versão da LexIA, a ferramenta de inteligência artificial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), já está disponível para magistrados e servidores. A atualização da IA do Poder Judiciário marca um novo capítulo no uso ético, seguro e eficiente da inteligência artificial na instituição.
Os avanços ampliam a qualidade das entregas e a celeridade na análise processual. Atualmente, a LexIA já conta com 1.500 usuários habilitados no primeiro e segundo graus de jurisdição do Judiciário mato-grossense, com uma média de seis mil requisições diárias, agilizando o trabalho de magistrados, assessores e servidores.
Integrada ao PJe, a plataforma permite análise, triagem e estruturação de informações diretamente do processo, eliminando etapas repetitivas e qualificando a tomada de decisão.
O presidente do Comitê de Governança de Inteligência Artificial (CGEIA), desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro destacou que a ferramenta é exemplo de que a tecnologia, quando bem utilizada, constrói um Judiciário eficiente, moderno e célere.
“A LexIA é prova de que a tecnologia, quando guiada por aqueles que vivenciam o dia a dia do Poder Judiciário, fortalece a eficiência, a celeridade, a qualidade e principalmente a cidadania, sem que percamos a essência humana. Mais do que uma ferramenta, LexIA é um símbolo de transformação entregue a magistrados e servidores no aprimoramento da prestação jurisdicional”, pontuou.
O desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro afirmou, ainda, que na análise das unidades que mais utilizaram a ferramenta em primeiro e segundo grau é visível a melhora de indicadores como taxa de congestionamento, tempo médio e tempo médio de julgamento.
Tecnologia feita por servidores para servidores
Criada dentro do TJMT, a LexIA nasceu da união entre conhecimento técnico e a experiência prática de quem vive diariamente os desafios da Justiça. Uma inteligência construída por servidores, para potencializar o trabalho de servidores e magistrados, mantendo sempre a supervisão humana, conforme orientações do Conselho Nacional de Justiça.
A coordenadora do GT3 do Comitê de Governança de IA e do Laboratório de Inovação (InovaJus), a juíza Joseane Quinto Antunes reforçou que a atualização da ferramenta foi pensada para apoiar o trabalho humano.
“A nova versão da LexIA vem para fortalecer ainda mais esse trabalho. Ela ficou mais intuitiva, mais rápida e com novos recursos que facilitam o dia a dia — como interface aprimorada, histórico acessível, possibilidade de copiar e editar trechos da resposta e uso de diferentes modelos de IA com um clique. São melhorias importantes, mas todas pensadas para apoiar o trabalho humano, nunca para substituí-lo”, explicou a magistrada.
Já o juiz Vinícius Galhardo, coordenador do Núcleo de Inteligência Artificial (NIA), destacou o impacto da plataforma no cotidiano das unidades e no avanço institucional.
“A LexIA segue evoluindo com foco em atender as necessidades reais do Judiciário, respeitando a segurança, a ética e a supervisão humana. O compromisso é garantir que a tecnologia seja uma aliada concreta na melhoria da prestação jurisdicional”, destacou.
Principais novidades da nova LexIA
Um dos desenvolvedores da ferramenta é o diretor do Departamento de Processamento Eletrônico de Inteligência de Dados, Thales Barboza Ventorim Rubiale. Ele destaca que a nova versão traz melhorias que impactam diretamente na produtividade dos usuários.
“Ela representa um salto significativo em usabilidade, inteligência e integração. Trouxemos melhorias que impactam diretamente na produtividade dos usuários, e isso não seria possível sem a nossa equipe técnica formada pelos servidores Patrick Blank Cassol, Jonathan Campos Santiago e Leonides Marcilio, explicou o desenvolvedor,
Entre as melhorias, estão:
Experiência do usuário: por meio da incorporação de conteúdos, função de copiar mensagens com um clique, Canva interativo e a opção de escolher o tema claro ou escuro, fornecendo conforto visual ao usuário;
Inteligência Artificial mais avançada: o usuário pode escolher entre o modelo Claude 4.5 Sonnet e Gemini 3, de acordo com a tarefa desejada;
Gestão e organização da informação: o histórico de conversa fica na tela inicial, e busca aprimorada, tornando as pesquisas mais ágeis.
A LexIA foi concebida para apoiar o trabalho do Judiciário sem jamais substituir o olhar humano. Trata-se de uma ferramenta que amplia eficiência, qualidade e celeridade, garantindo que magistrados e equipes possam dedicar mais tempo ao que realmente importa: entregar justiça com sensibilidade, responsabilidade e foco no cidadão.
O acesso à nova versão deve ocorrer no endereço: https://lexia.tjmt.jus.br, com a utilização de login e senha de rede do usuário, ressalvando que o uso só é possível na rede interna do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, que pode ser acessada via VPN pelos magistrados e servidores.
Fonte: Vitória Maria Sena | Coordenadoria de Comunicação do TJMT






