TRT/MT firma acordo que cria a Rede de Memória do Estado de Mato Grosso

0
11
Divulgação

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) é um dos signatários do Acordo de Cooperação que institui a Rede de Memória do Estado de Mato Grosso. A iniciativa interinstitucional é voltada à preservação, ao fortalecimento e à difusão da memória institucional dos órgãos públicos estaduais.

O acordo foi celebrado de forma virtual, sob a coordenação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), e foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 12 de dezembro.

Pelo TRT/MT, o termo foi assinado pela presidente, desembargadora Adenir Carruesco, e pela coordenadora do Comitê de Documentação e Memória (CDM), desembargadora Eliney Veloso, reforçando o compromisso da Justiça do Trabalho com a preservação do patrimônio documental e histórico e com a promoção da cidadania por meio do acesso à informação e à cultura.

Para a presidente Adenir, a adesão à Rede representa um avanço institucional. “A memória pública é um patrimônio coletivo que fortalece a identidade das instituições e aproxima o Poder Judiciário da sociedade. Integrar a Rede de Memória reafirma o compromisso do TRT/MT com a transparência, com a preservação da história do trabalho e com a construção de políticas colaborativas em benefício da população mato-grossense”, destacou.

A desembargadora Eliney Veloso ressaltou o caráter técnico e cooperativo da iniciativa. “A Rede de Memória cria um espaço permanente de diálogo e troca de experiências entre as unidades responsáveis por arquivos, centros de memória e museus. Essa atuação integrada potencializa a preservação dos acervos, qualifica as práticas de gestão da memória e amplia o acesso da sociedade às informações de valor histórico e cultural”, afirmou.


Rede de Memória

A articulação que resultou na formalização da Rede teve como um de seus marcos o 1º Encontro de Gestores da Memória, realizado na sede do TRT mato-grossense, em abril de 2025. A iniciativa fomentou o diálogo interinstitucional e evidenciou a importância do trabalho colaborativo na promoção da memória e da cultura no Estado.

Com vigência inicial de 24 meses, o acordo 1/2025 prevê a realização de ações conjuntas, como eventos, capacitações, intercâmbio de informações e iniciativas voltadas à preservação do patrimônio arquivístico, mobiliário e imobiliário de valor histórico e cultural. Por se tratar de uma formalização ocorrida ao final do exercício, a expectativa é de que, no início de 2026, sejam definidas as primeiras ações a serem implementadas pela rede.

A Rede de Memória do Estado de Mato Grosso reúne instituições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública. Integram a cooperação, além do TJMT e do TRT/MT, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região – Seção Judiciária de Mato Grosso (TRF1/SJMT), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MT), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT).