Trump afirma que julgamento é “manipulado” e promete recorrer de condenação

0
7
O julgamento, que durou cerca de seis semanas, foi o primeiro de natureza criminall. (Foto: Instagram) © JETSS

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (30) que o julgamento que o condenou por 34 acusações de falsificação de registros comerciais foi “armado” e conduzido por um juiz “corrupto”. Em pronunciamento feito na Trump Tower, em Manhattan, Trump reforçou sua posição de inocência e afirmou que vai apelar da decisão judicial.

Trump foi considerado culpado por um júri de Nova York por ter ocultado pagamentos feitos à ex-atriz adulta Stormy Daniels durante a campanha presidencial de 2016. Segundo a acusação, os valores foram registrados de forma fraudulenta para esconder o objetivo de silenciar Daniels sobre um suposto caso extraconjugal.

Durante seu discurso, o presidente criticou duramente o juiz Juan Merchan, responsável pelo caso, e disse que o processo foi uma tentativa de interferência eleitoral. “Este foi um julgamento manipulado por motivos políticos”, afirmou Trump, acrescentando que “não houve crime” e que ele está sendo perseguido por seus adversários.

O presidente também direcionou críticas ao promotor Alvin Bragg, que apresentou as acusações, e ao governo do presidente Joe Biden, acusando-os de usar o sistema judiciário como instrumento político. Trump afirmou que a decisão do júri não vai impedi-lo de continuar sua campanha à reeleição este ano.

A sentença será anunciada em 11 de julho, apenas quatro dias antes da Convenção Nacional Republicana, onde Trump deve ser oficialmente nomeado como candidato do partido à presidência. Mesmo condenado, ele pode concorrer normalmente, já que a legislação americana não impede candidatos com antecedentes criminais de disputar eleições.

O julgamento, que durou cerca de seis semanas, foi o primeiro de natureza criminal enfrentado por um presidente dos Estados Unidos. Trump, que nega qualquer relação com Stormy Daniels, classificou o veredito como uma “vergonha para o país” e afirmou que a decisão será revertida em instâncias superiores.

Fonte: Jetss Entretenimento