A Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde inicia nesta quarta-feira (17), em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
O imunizante é ofertado, gratuitamente, pelo Ministério da Saúde, para todas as gestantes a partir da 28ª semana de gestação. Anteriormente, a vacina estava disponível apenas na rede particular ao custo médio de R$ 2 mil.
A secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura explica que a vacina protege o bebê contra o vírus, que é o principal agente causal da bronquiolite e pneumonia.
O VSR é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias em todas as idades, sendo mais comum e mais grave em recém-nascidos, bebês e crianças.
“Esta é uma vacina muito esperada, porque ajuda a prevenir as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave nos recém-nascidos, principalmente, as causadas pelo vírus”, ressalta a secretária.
As doses chegaram ao município na tarde desta terça-feira (16). São 400 unidades, número suficiente para atender a demanda atual que é de, aproximadamente, 300 mulheres.
Segundo a secretária, as unidades básicas de saúde já estão entrando em contato com as gestantes, para agendar a vacinação. Aquelas que realizam o acompanhamento na rede particular devem procurar a UBS mais próxima.
“Esperamos que as futuras mamães compareçam as unidades de saúde. Com a gestante imunizada, passando anticorpos para bebê, vamos prevenir a doença, que pode levar a internação hospitalar e até a óbito.”






