O Brasil registrou queda no número de mortes violentas pelo quinto ano seguido.
De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o país contabilizou 34mil e 86 assassinatos em 2025, o que representa uma diminuição de 11% na comparação com o ano anterior, quando foram registrados 38.374 casos de mortes violentas.
Apesar do recuo, um outro jeito de olhar os números ainda impressiona: na média, foram 93 mortes violentas por dia ao longo de 2025.
Entram na conta homicídios dolosos (que são aqueles em que há a intenção de matar), latrocínios (que são os roubos seguidores de morte), feminicídios e lesões corporais seguidas de morte.
Os dados divulgados ainda não incluem os registros de dezembro dos estados de São Paulo e da Paraíba. No entanto, especialistas apontam que o cenário nacional deve permanecer positivo mesmo após a consolidação dos dados,
Outro destaque dos registros analisados é que a queda nos índices de violência foi observada em todas as cinco regiões do país, com destaque para o Sul e o Centro-Oeste, regiões com as reduções mais expressivas.
Por outro lado, estados como Tocantins, Rio Grande do Norte e Roraima foram na contramão da média nacional e registraram alta nos crimes letais.





