Desde o início da vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), há pouco mais de um mês, Lucas do Rio Verde já garantiu a imunização de mais de 220 gestantes na rede pública, reforçando o cuidado com a saúde das mães e dos bebês.
Somada aos dados da rede particular, são aproximadamente 400 mulheres vacinadas. As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), para gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
A supervisora da Vigilância em Saúde, enfermeira Cláudia Engelmann explica que a vacina protege o bebê contra o vírus, que é o principal agente causal da bronquiolite e pneumonia.
O imunizante foi incluído no Calendário Nacional de Vacinas em 2025. Anteriormente, as doses estavam disponíveis apenas na rede particular ao custo médio de R$ 2 mil.
“Esta é uma vacina muito esperada na rede pública. Além de proteger os recém-nascidos, prevenindo internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, tinha um alto custo”, ressalta a supervisora.

(Foto: )
Para ter acesso a vacina, as gestantes, independente se fazem o acompanhamento pré-natal na rede pública ou particular, devem procurar as unidades básicas de saúde.
Segundo a enfermeira, o VSR é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias em todas as idades, sendo mais comum e mais grave em recém-nascidos, bebês e crianças, podendo levar a óbito.
O vírus é sazonal, com picos de circulação entre os meses de março e julho. A transmissão ocorre por meio do contato direto com pessoas infectadas (tosse, espirro ou fala) ou por meio de superfícies e objetos contaminados.
Entre os principais sintomas, tosse, coriza, febre e dificuldade para respirar, podendo evoluir para doenças respiratórias mais graves, como a bronquiolite e a pneumonia.
“Reforçamos o nosso convite para que as gestantes procurem as UBSs, tomem a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório e todas as outras disponíveis. Quando ela é imunizada, ela se protege e protege o bebê contra as doenças”, finalizou a supervisora.





