“2025, foi um ano de mudanças significativas na estrutura das unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde”, a afirmação é da secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura.
Ela se refere a entrega da UBS Parque das Emas, com mais de 1.300 m² de construção, divididos em amplos espaços, com consultórios médicos e odontológicos, sala de vacinas, farmácia e ponto de coleta para exames.
“A unidade marca um novo modelo de construção. A primeira de Porte III no município, construída em uma região em franca expansão e com capacidade para atender aproximadamente 11 mil pessoas”, explicou a secretária.

UBS Parque das Araras em construção e previsão de entrega para o primeiro trimestre do ano. (Foto: )
Além da UBS Parque das Emas, entregue em setembro de 2025, a prefeitura também está construindo outra unidade, com mais de 1.100 m² na região do Parque das Araras.
Segundo a secretária, apesar do período chuvoso, as obras ainda estão dentro do cronograma, com previsão de entrega para o primeiro trimestre deste ano. O valor do investimento é de mais de R$ 4 milhões, com recursos do governo federal.
A nova unidade também ofertará todos os serviços básicos, desde o atendimento médico e odontológico, incluindo sala de vacinas, farmácia e ponto de coleta para exames.

A UBS Alvorada recebeu obras de readequação e reforma. (Foto: )
“A proposta do município é a construção de unidades amplas, localizadas em pontos estratégicos, que possam ofertar mais serviços e funcionar nos fins de semana, facilitando o acesso da população e desafogando o PAM”, ressaltou Fernanda.
Outra obra importante entregue em 2025, foi a adequação e reforma da UBS Alvorada. A unidade foi construída em 2010 e desde então, só havia recebido pequenas obras de manutenção.
De acordo com a secretária, ao mesmo tempo em que o município investe na construção de novas estruturas, é preciso estar atento a necessidade de melhorias nas unidades em funcionamento.

A UBS Bandeirantes será ampliada e reformada. O projeto já está em fase de licitação. (Foto: )
Com o início do atendimento do Parque das Emas, a UBS Bandeirantes foi fechada para obras de ampliação e reforma. O projeto está em fase de licitação, com abertura prevista para o dia 26 de janeiro.
“Além de novas construções, grandes reformas, o município também realizou pequenas melhorias em várias unidades, como o Primaveras e Pioneiro. São ações pequenas, mas que melhoram o acesso daqueles que mais precisam”, finalizou a secretária.





