sexta-feira, 30 janeiro 2026
Início Brasil Satisfação dos consumidores terá peso maior no cálculo da tarifa de energia

Satisfação dos consumidores terá peso maior no cálculo da tarifa de energia

0
12
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A satisfação do consumidor vai pesar mais na conta de luz.

A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, aprovou por unanimidade, esta semana, uma regra que aumenta o peso da opinião do usuário no cálculo das tarifas de energia.

A nova norma, que entra em vigor em janeiro de 2027, altera o chamado Fator X, indicador que define como a produtividade das empresas impacta a tarifa.

Com a mudança, o cálculo da tarifa passará a considerar, além da pesquisa de satisfação da agência, o desempenho das empresas no portal consumidor.gov.br e o histórico de queixas na Ouvidoria da própria Aneel.

Na prática, as distribuidoras que forem mal avaliadas pelo público poderão ter sua remuneração reduzida, enquanto aquelas que prestarem um bom serviço receberão incentivos financeiros.

De acordo com a Agência, essa decisão é uma resposta direta às cobranças da sociedade após as sucessivas falhas no fornecimento de energia, especialmente durante eventos climáticos extremos.

A Aneel reconhece que os índices técnicos usados atualmente, que medem apenas a duração e a frequência das interrupções, não refletem a real percepção de qualidade do cidadão.

Para se ter uma ideia, segundo a própria agência, os níveis atuais de satisfação dos consumidores brasileiros com a distribuição de energia são inferiores aos registrados em pesquisas semelhantes em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo.

Diante do cenário, a mudança anunciada foi apresentada como um passo importante na evolução do modelo de regulação, com foco na eficiência, transparência e qualidade do atendimento ao consumidor.