Os vereadores da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde participaram, na quinta-feira (15), da entrega oficial das matrículas de imóveis da primeira etapa da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) do bairro Colina Verde. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, foi realizado na Chácara do Vasconcelos e marcou um momento histórico para as famílias da localidade.
A solenidade simboliza a concretização de um sonho antigo dos moradores, que aguardavam há cerca de 25 anos pela regularização e agora passam a ter segurança jurídica sobre seus imóveis. Com a Reurb, as propriedades são oficialmente reconhecidas, garantindo o direito pleno de posse, acesso a financiamentos, regularização de serviços públicos, valorização patrimonial e novas oportunidades de desenvolvimento social e urbano.
Durante o ato, os parlamentares destacaram a importância da Regularização Fundiária Urbana como instrumento de justiça social, cidadania e dignidade.
O presidente da Câmara Municipal, Airton Callai (Republicanos), frisou que a regularização do bairro Colina Verde representa um momento importante para as famílias. “Por muitos anos, os moradores daqui viveram em uma área marcada por alagamentos, isolamento e insegurança jurídica. A Reurb garante dignidade a essas famílias, que agora passam a ser, de fato, donas de seus imóveis, com acesso a financiamentos, melhorias habitacionais e aos serviços públicos. Ressalto o trabalho e a determinação da gestão do prefeito Miguel Vaz e do vice-prefeito Joci Piccini, além das equipes envolvidas, demonstrando o compromisso do município em cuidar das pessoas, independentemente da região onde vivem”, afirmou.
Para a vice-presidente da Câmara, vereadora Nadir Santana (União Brasil), o momento representa um marco de prosperidade. “É um momento histórico para o nosso município, fruto de um trabalho feito a muitas mãos, com planejamento e organização. Hoje, selamos esse compromisso com as assinaturas das matrículas entregues aos moradores”, ressaltou.
“Estamos muito felizes. Acompanhamos a luta desse povo que mora aqui no Colina Verde, antigo Macuco, e nos alegra ver a satisfação no olhar de cada um celebrando esta grande conquista”, acrescentou a vereadora Débora Carneiro (PRD).
“A entrega da titulação de terras marca um começo positivo para a região, garantindo segurança jurídica aos moradores. Com a documentação, as famílias passam a ter mais confiança para investir, acessar crédito e desenvolver suas propriedades. A medida fortalece a economia local e chega em um momento decisivo para o bairro”, enalteceu o vereador Hélio Kaminski (PL).
“Acompanhei todo esse processo antes de me tornar vereador e é muito satisfatório ver os bons frutos colhidos. A ação representa a realização de um sonho antigo dos moradores e um avanço significativo para garantir dignidade e cidadania a todos”, disse o vereador Jackson Lopes (PRD).
“Ver tantas famílias felizes nos deixa, enquanto vereadores, ainda mais realizados. É um sonho que saiu do papel em forma de matrícula, representando mais um grande passo para a região do Colina Verde”, concluiu o vereador Josias Ferreira Lemes (União Brasil).
Moradora do bairro Colina Verde, Ana Paula da Silva Fermino, de 40 anos, estava ansiosa pela chegada deste dia. “É uma conquista abençoada. Pensar que vou poder deitar no meu travesseiro com a consciência tranquila, na certeza de ter uma propriedade garantida, totalmente minha, sem medo de ser retirada da gente”, agradeceu.
Todo o processo de regularização foi conduzido em conformidade com a Lei Federal nº 13.465/2017, o Decreto Federal nº 9.310/2018 e demais normas vigentes. A primeira etapa da Reurb no bairro Colina Verde representa um avanço significativo nas políticas públicas habitacionais de Lucas do Rio Verde.
Autor: Maíra Matos / Ascom Câmara
