Um voo da Latam com destino a Lisboa abortou a decolagem na noite deste domingo, 15, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU).
A partida do Boeing 777-32W, com capacidade para 410 passageiros, estava prevista para 17h40, mas foi adiada pela presença de drones nas imediações do aeroporto (leia mais abaixo).
Às 19h12, quando o voo LA8146 foi liberado, a aeronave percorreu a pista e retornou, já com o trem de pouso dianteiro no ar, de conforme indica a plataforma FlightRadar24.
A manobra, segundo especialistas, é considerada normal e dentro dos padrões de segurança. A velocidade máxima na qual pilotos podem desistir da decolagem é de 330 km/h.Procurada, a Latam não informou as causas do episódio. A empresa disse apenas que “o procedimento foi efetuado em total segurança e é o protocolo previsto para esse tipo de situação”.
De acordo com a companhia aérea, todos os passageiros foram desembarcados e reacomodados em hotéis e outros voos.
Drones
Na tarde deste domingo, 15, o aeroporto foi fechado duas vezes devido à presença de drones. O fechamento do espaço aéreo para voos comerciais e privados aconteceu por volta das 16h e as operações só foram retomadas duas horas depois. A assessoria do aeroporto não informou quantos voos foram afetados.
Nesse intervalo, os voos previstos para pousar em GRU foram redirecionados. Também houve cancelamentos.
A Polícia Militar foi acionada pela Central de Controle do Aeroporto para averiguar a presença de ao menos oito drones que estariam sobrevoando a rota de decolagem e aterrissagem de aeronaves. O Comando de Operações Especiais (COE) utilizou um bloqueador de sinal para restabelecer a segurança do local.
Fonte: Estadão
