Circulam na internet informações sobre suspensões de contas bancárias e cartões de crédito realizadas pela Receita Federal.
Segundo o órgão, no entanto, tratam-se de notícias fraudulentas.
O órgão esclarece que não realiza esse tipo de medida e reforça que não possui atribuição legal ou interesse em realizar qualquer tipo de bloqueio de conta bancária ou cartão de crédito de contribuintes.
Em comunicado oficial, a Receita afirma que a propagação dessas notícias falsas serve apenas para alarmar as pessoas e abrir caminhos para atuação de organizações criminosas que se passam pelo órgão para extorquir cidadãos.
Ao espalhar o medo de ter as contas suspensas, os golpistas tentam induzir as vítimas a realizarem pagamentos indevidos sob pressão.
A Receita Federal classifica a prática como ilegal e inconstitucional, alertando que qualquer cobrança que utilize esse tipo de ameaça deve ser encarada como crime.
A orientação para o cidadão que receber mensagens, e-mails ou ligações com ameaças de suspensão de cartões ou contas bancárias é não realizar qualquer transferência ou pagamento e denunciar o caso imediatamente às autoridades policiais.
Além disso, o órgão pede que a população não compartilhe conteúdos de sites ou veículos que propagam essas desinformações, já que essa prática favorece diretamente a aplicação de golpes financeiros no país.





