Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Corpo de Bombeiros arara-canindé em Lucas do Rio Verde

Sgt BM Alexsandre - CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou o resgate e o encaminhamento para tratamento veterinário e soltura de dois animais silvestres que estavam em locais de risco em dois municípios do Estado.

A equipe da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM) foi acionada na manhã desta quarta-feira (11.2) para resgatar uma arara-canindé que estava em uma indústria em Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá).

Após receber o chamado, a equipe prontamente se deslocou ao endereço e, ao chegar, constatou que a ave estava desorientada e apresentava sinais e sintomas de intoxicação alimentar.

A arara foi capturada com os devidos cuidados e, em seguida, encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para receber os devidos cuidados.

No dia anterior, na terça-feira (10.2), por volta das 20h45, a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada para resgatar um gambá que estava no portão de uma residência na Rua Bonita, no bairro Jardim Luciana, em Primavera do Leste (243 km de Cuiabá).

Ao chegar ao endereço, os militares constataram que se tratava de um animal de pequeno porte e realizaram a captura utilizando um cambão.

O gambá foi avaliado pela equipe e, como não apresentava nenhum tipo de ferimento, foi colocado em uma caixa de transporte e levado até uma área de preservação permanente, onde foi solto novamente em seu habitat natural.

O Corpo de Bombeiros ressalta que, em casos envolvendo animais silvestres, o cidadão deve entrar em contato pelo 193 solicitando auxílio e, em nenhuma hipótese, deve tentar capturar o animal de forma indevida.

Sair da versão mobile