O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) iniciou, na noite desta quinta-feira (12.2), a Operação Carnaval 2026, com foco na prevenção de acidentes, na vistoria dos locais de eventos e no atendimento emergencial a possíveis ocorrências. A ação tem como objetivo proteger foliões e a população, reduzir os riscos associados à grande concentração de pessoas e garantir que os festejos ocorram com mais tranquilidade e segurança.
A operação conta com 226 bombeiros militares e 64 viaturas, distribuídos entre equipes de prevenção, presença nos principais pontos de festa e nos locais com maior fluxo de foliões, além das equipes nas unidades operacionais. As ações da operação acontecem diretamente em 25 municípios, mas a corporação segue atendendo as ocorrências em todo o Estado.
Segundo o diretor Operacional, coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, o período de Carnaval costuma registrar um aumento significativo de pessoas em locais públicos e grande movimentação nas rodovias. Para minimizar os riscos, o Corpo de Bombeiros Militar vai atuar de forma preventiva, reforçando a fiscalização, intensificando as vistorias das medidas de segurança nos locais de eventos, além de reforçar a pronta resposta às ocorrências.
“A operação conta com ações estratégicas e operacionais que visam reduzir os riscos associados aos festejos carnavalescos. O CBMMT reforça a importância da colaboração da população e estamos orientando os foliões a respeitarem as sinalizações, adotarem medidas preventivas e evitarem condutas de risco, garantindo um Carnaval seguro e saudável para todos”, afirmou.
A operação abrange especificamente ações de prevenção e combate a incêndios, salvamento, atendimento pré-hospitalar às vítimas, vistoria dos preventivos dos locais de eventos, assim como intervenções imediatas em situações de risco durante os festejos de Carnaval, eventos religiosos e em pontos com maior probabilidade de ocorrências.
As ações contemplam os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Rondonópolis, Primavera do Leste, Jaciara, Campo Verde, Alto Araguaia, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Nova Xavantina, Confresa, Cáceres, Pontes e Lacerda, Comodoro, Tangará da Serra, Juína, Juara, Campo Novo do Parecis, Alta Floresta, Colíder e Guarantã do Norte.
Nesses 25 municípios, as equipes atuarão de forma integrada, posicionados de forma estratégica para garantir maior eficiência nas ações e melhor cobertura das áreas com maior demanda durante o período festivo. A Operação Carnaval 2026 se encerra na Quarta-feira de Cinzas (18).
